Calendário 2020



Dia de São Bento Menni próximos anos




24
Abril de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Bento Menni
24
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Bento Menni
24
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Bento Menni
24
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Bento Menni
24
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Bento Menni

O Dia de São Bento Menni é comemorado no dia 24 de abril.

A vida de São Bento Menni

São Bento Menni foi batizado como Ângelo Hércules Menni, nascido no dia 11 de março de 1841, na cidade de Milão, na Itália, filho de uma família de 15 irmãos. Ângelo foi o quinto a nascer.

A família de seus pais, Luiz e Luiza Menni, era extremamente religiosa, educando todos os filhos dentro dos preceitos da Igreja, mantendo a oração do Rosário todas as noites e ensinando a praticar a caridade e seguir os ensinamentos de Cristo.

Ângelo cresceu dentro desse ambiente e teve sua vida marcada pela religiosidade. Durante seu crescimento, alguns episódios ocorreram que influenciaram em sua decisão de se tornar religioso.

Além da oração do Rosário todas as noites, em frente a uma imagem da Virgem Maria, Ângelo praticou alguns exercícios espirituais quando tinha 17 anos, que o levaram a fortalecer a ideia. Aliado a esses exercícios, sempre buscava ouvir os conselhos de um eremita que vivia em Milão.

Durante a batalha de Magenta, ocorrida em junho de 1859, durante a Segunda Guerra de Independência Italiana contra a Áustria, Ângelo ajudou a prestar serviços aos feridos, seguindo o exemplo dos Irmãos de São João de Deus, e essa atividade fez com que tomasse a decisão de ingressar na Ordem.

Em 1860, entrou para a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, ocasião em que trocou seu nome pelo de Benito, ou Bento.

Depois de seu ingresso, fez seus estudos filosóficos e teológicos em primeiro lugar no Seminário de Lodi e, em seguida, no Colégio Romano, a atual Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no ano de 1866.

Pelos resultados obtidos, conseguiu as graças do Papa Pio IX, que lhe confiou uma difícil missão: restaurar a Ordem Hospitaleira na Espanha, de onde havia sido abolida numa ação que teve início em 1867.

Conseguindo reimplantar a Ordem Hospitaleira na Espanha, continuou com suas atividades no país vizinho, Portugal. A partir de seu sucesso, deu prosseguimento aos serviços, indo para o México em princípios do século XX.

Em 31 de maio de 1881 fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com Maria Josefa Recio e Angustias Gimenez.

Ângelo Menni, ou São Bento Menni, sempre se mostrou um homem de caridade inesgotável, com excepcionais qualidades administrativas. Quando chegou ao fim da vida, em Dinan, na França, em 1914, já tinha criado 22 grandes centros de atendimento, entre asilos, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos. Suas relíquidas até hoje são veneradas na Casa-Mãe de Ciempozuelos, em Madri, na Espanha.

A Igreja Católica reconheceu sua santidade, considerando que a tenha vivido em grau extraordinário e o Papa João Paulo II o beatificou em 1985, canonizando-o em 1999 e o proclamando Profeta da Hospitalidade.

Seu trabalho é reconhecido mundialmente e o Brasil está entre os países agraciados com sua obra. O Centro Integral de Saúde São Bento Menni foi instalado em Divinópolis, em Minas Gerais, em 1980, com o objetivo de prestar assistência a portadores de transtornos mentais da região e das cidades adjacentes, atendendo pessoas de ambos os sexos.

Os serviços são de atendimento de emergência, ambulatorial, hospitalar dia e de internação. O projeto terapêutico que teve início com São Bento Menni leva à prática assistencial e garante um trabalho hospitaleiro das irmãs, trabalhando de forma global a cidadania e buscando a reinserção social do portador de transtornos mentais em seu meio, oferecendo condições de reestruturação e de suporte sócio-familiar. 




Outras Datas Comemorativas

17
Janeiro - Dia de Santo Antão
7
Setembro - Dia de São Clodoaldo
8
Novembro - Dia do Aposentado
31
Outubro - Dia do Saci
15
Outubro - Dia do Professor
21
Setembro - Dia Internacional da Paz

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!