Calendário 2020



Dia de São Anacleto próximos anos




26
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São Anacleto
26
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São Anacleto
26
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Anacleto
26
Abril de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São Anacleto
26
Abril de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São Anacleto

O Dia de São Anacleto é comemorado no dia 26 de abril pela Igreja Católica em homenagem ao terceiro Bispo de Roma, que se tornou papa e governou a Igreja nos seus primórdios, entre 80 e 92 da Era Cristã.

A vida de São Anacleto

Anacleto nasceu em Atenas, em ano não registrado pela história, e de sua vida são poucos os registros.

Sempre houve muita discussão sobre o terceiro papa da Igreja e a disputa durou séculos. Finalmente, no Anuário Pontifício de 1947, ficou determinado que a figura do Papa Anacleto coincide com Cletus, que é citado pelo Liber Pontificalis como o sucessor do Papa Lino.

Alguns historiadores, como Eusébio de Cesareia, Ireneu de Lyon, Agostinho de Hipona e Optato de Milevi, consideram que Anacleto e Cleto são a mesma pessoa. No entanto, não concordavam com a ordem de sucessão dos primeiros papas, já que, nessa época, a Igreja ainda não estava consolidada, reunindo-se nas sombras e fugindo da perseguição dos imperadores romanos.

A sucessão apontava ora Lino, Anacleto e Clemente, ora Lino, Clemente e Anacleto. A confirmação da sucessão correta foi a desenvolvida no estudo do historiador Louis Duschene.

A dúvida foi resolvida com a comparação entre diversos registros históricos, onde apareciam Anacleto e Cleto como pessoas diferentes, onde o primeiro seria um grego e o segundo um romano. O Martirológio Gerominiano registra “Cleti martyris” no dia 26 de abril e, no Martirológio de Beda, surge a mesma data, confirmando no texto “Sancti Cleti Papae et Martyris”. Assim, chegou-se à correspondência dos fatos, considerando-se, portanto, que ambos se tratam da mesma pessoa.

O maior problema para encontrar a verdade foi que os dados biográficos de São Anacleto foram embaralhados, depois de serem transcritos através dos séculos por diversos monges copistas. Até mesmo os dias de homenagem eram diferenciados: São Anacleto era comemorado em 26 de Abril e o Papa Cleto, em 13 de julho.

Depois do Anuário Pontifício de 1947, nova revisão nos anos 60 em consequência dos estudos de Duschene, trouxeram a confirmação, eliminando-se a data de julho e considerando os dois como o mesmo papa.

Anacleto, portanto, foi o segundo sucessor de São Pedro, tornando-se o terceiro Papa da Igreja Católica Romana, governando entre os anos de 80 e 92, segundo alguns registros, e de 76 e 88, segundo outros.

Durante sua vida, passaram pelo trono de Roma os imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano. Foi durante o pontificado de Anacleto que o imperador Domiciano começou a segunda grande perseguição contra os cristãos. A perseguição durou até o ano de 95, mas Cleto, como consta, morreu em 92, e não passou pelo martírio, como a maior parte dos cristãos da cidade de Roma.

Se o pontificado de Anacleto começou em 76, foi enquanto governava a Igreja que ocorreu a erupção do Monte Vesúvio, em 24 de agosto de 79, causando a destruição de Pompeia, Herculano e Estábia, regiões onde viviam grandes comunidades cristãs.

Durante seu pontificado, Anacleto ordenou 25 sacerdotes, aos quais impôs a tonsura, uma prática que vigorou durante séculos na Igreja, além de supervisionar a construção de um sepulcro próximo ao Túmulo de São Pedro, local onde depois foi erguida a Santa Sé e onde Anacleto também foi enterrado.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!