Calendário 2019



Dia de São Aleixo Falconieri próximos anos




17
Fevereiro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de São Aleixo Falconieri
17
Fevereiro de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Aleixo Falconieri
17
Fevereiro de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Aleixo Falconieri
17
Fevereiro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Aleixo Falconieri
17
Fevereiro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Aleixo Falconieri

O Dia de São Aleixo Falconieri é comemorado no dia 17 de fevereiro em homenagem ao jovem bem sucedido, que largou tudo para ser eremita, pois encontrava na humildade o melhor exemplo de amor e devoção a Deus.

Filho de um príncipe, Aleixo Falconieri veio ao mundo em 1200. Era Italiano de Florença. Seu pai era o representante de sua comunidade, que estava sempre sob desavenças devido às intolerâncias de duas famílias dominadoras.

Aleixo sempre foi diferente. Já na mocidade, era devoto fervoroso da Virgem Maria e, por ela, largou sua vida confortável e bem sucedida para fundar, juntamente com seus amigos, a Ordem dos servidores de Nossa Senhora.

Apesar do milagre, São Aleixo nunca vestiu o hábito.

O fato aconteceu quando Aleixo e seus seis amigos estavam prostrados em oração à Virgem Maria e a imagem começou a se mexer. Desde esse dia, todos os sete se entregaram a vida religiosa.

Porém, o jovem Aleixo Falconieri jamais se viu digno de usar as vestes sacerdotais, pelo contrário, isolou-se por entre as grutas da região, especificamente no monte Senário.

Totalmente desprovido de coisas e sentimentos materialistas, quase não comia, dormia sob tábuas, mas dentro de si, estava o homem mais humilde e amigo que a Igreja conheceu.

Em outra oportunidade, a Virgem Maria apareceu toda vestida de preto, chorava e pedia que as intrigas entre as famílias cessassem. Por este motivo, os sete amigos, agora sacerdotes, adotaram a túnica preta como vestes oficiais, exceto Aleixo, pois:

· Sua simplicidade era intensa, ao ponto de usar somente roupas velhas;

· Encontrava na forma eremita de ser, o contato com Deus;

· Não se achava pronto e merecedor da poupa do sacerdócio.

Uma vida longa, dedicada à Ordem.

Como São Aleixo não estava autorizado a fazer as missas, seu trabalho na Ordem era de fiscalizar e de fazer o controle financeiro.

Como orientador espiritual, destacava-se pela maneira humilde e convincente que usava as palavras de Cristo.

Sua grande dedicação foi o influente direto para:

· A construção da Igreja de Cafagio, que promoveu o empenho das duas famílias rivais da Comunidade;

· Nascimento do culto e devoção à Nossa Senhora das Dores, propagado ao mundo, por São Aleixo;

· Influenciou a vida de muitos religiosos da época, inclusive a da sua sobrinha Juliana Falconieri.

São Aleixo Falconieri, peregrinou por toda a Itália, conheceu muitas pessoas influentes, sempre com a tenra humildade e esforço incomum para preservar o amor e devoção antes de tudo.

Os “Servos de Maria”, como foram chamados os sete amigos, trabalharam muito para que a Santa Sé reconhecesse a Ordem dos servidores de Maria.

O que somente foi reconhecida após o milagre das parreiras de uva, estranhamente carregada de muitos frutos saudáveis, após a densa geada um dia anterior ao fato. Este foi o feito de Cristo e Virgem Maria para promover os seis sacerdotes e Aleixo Falconieri a servos de Maria.

Na mesma noite, o sonho do Bispo (da parreira de uva com sete galhos) não restou dúvidas da tamanha santificação dos sete homens empenhados em servir a Cristo.

O maior exemplo para nós

Santo Aleixo Falconieri, sem dúvida, entregou ao mundo sua vida desprovida e vínculos materiais para servir como exemplo de servidão, mas também, demonstrou que:

· · · Humildade.

São caminhos curtos para se encontrar com Deus, por isso também, São Aleixo Falconieri é considerado pai dos pobres e pedintes.

Santo Aleixo Falconieri, faleceu no dia 17 de Fevereiro de 1310, na sua passagem os anjos desceram dos céus, entoaram cânticos e adornaram sua cabeça com uma coroa de espinhos.

Foi abençoado quando, finalmente em 1304, a Santa Sé reconheceu a “Ordem dos Servidores de Maria” como parte da Igreja.

Santo Aleixo Falconieri esteve neste mundo durante 110 anos, sua canonização aconteceu em 1888, juntamente com seus seis amigos sacerdotes.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!