Calendário 2020



Dia de Santo Xisto I próximos anos




6
Abril de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Xisto I
6
Abril de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santo Xisto I
6
Abril de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Xisto I
6
Abril de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Xisto I
6
Abril de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Xisto I

O Dia de Santo Xisto I é comemorado no dia 6 de abril em homenagem ao papa sucessor de Santo Alexandre.

Não existem muitas informações a respeito da vida inicial de Xisto I. O que se sabe é que ele era natural de Roma. Toda a história de Xisto acontece após o seu pontificado, em 155, onde os relatos históricos começaram a ser produzidos.

Xisto governou a Igreja durante a governança do imperador Adriano. Seu principal trabalho foi continuar os projetos idealizados por seus predecessores da Igreja. Esses projetos diversos, ele conseguiu com sabedoria continuar todas as obras eclesiásticas, o que resultou em uma grande organização e estruturação para a Igreja.

Um dos maiores trabalhos de Xisto I foi a sua tomada de decisão para acabar com o crescimento da seita gnóstica que se formava enquanto ele estava vivo. Essa seita procurava juntar todas as religiões, resultando em uma construção filosófica que arquitetava um aglomerado de ensinamentos que enfraqueciam a igreja e o próprio evangelho de Cristo.

Umas das missões estipuladas por Xisto foi a evangelização de toda a região da Gália, que hoje nós conhecemos como França. O êxito dessa missão ainda não é amplamente reconhecido, mas o que sabemos é que o seu maior foco foi na evangelização das regiões que não haviam sido influenciadas pela civilização romana.

Xisto I teve um profundo impacto na Igreja Católica. Ele foi o papa responsável por convidar os fiéis a cantar durante as missas e também foi o autor da “padronização” da túnica, que deveria ser sempre confeccionada em linho. Outras escolhas como a proibição das mulheres tocarem no recipiente onde as hóstias são depositadas, também foi de ordem de Xisto.

Com toda a sua enérgica visão e com sua proteção voraz aos ensinamentos da Igreja, Xisto acabou em um momento de sua vida tornando-se mártir. Todavia, essa informação também não é amplamente divulgada e reconhecida. O que se sabe é que ele talvez tenha recebido a coroa do martírio pouco tempo antes da sua morte.

Partes da sua história indicam que ele tenha sido perseguido pelo imperador Adriano. Essa perseguição teve longa duração e a morte de Xisto I acabou acontecendo no ano de 125. A data específica não é reconhecida pelos estudiosos. Seu pontificado na Igreja aconteceu por 14 anos, e a sua idade no dia de sua morte também não é conhecida.

A data de sua canonização também não é amplamente divulgada. O que se sabe é que houve outros papas com o nome de Xisto, mas apenas os três primeiros foram canonizados.

Xisto I foi talvez o personagem histórico que teve maior responsabilidade em manter a doutrina católica preservada. Seu trabalho teve uma grande influência em várias regiões da Europa e vários fiéis reconhecem que o seu trabalho foi fundamental para a continuidade da doutrina.

Naquele momento vivia um momento de dificuldade em função de outras religiões e até mesmo pelo quadro político de seu tempo que colocava todos os cristãos em risco.




Outras Datas Comemorativas

16
Fevereiro - Dia de Santo Onésimo
12
Fevereiro - Dia do Orgulho Ateu
16
Dezembro - Dia do Reservista
5
Outubro - Dia de São Benedito

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!