Calendário 2019



Dia de Santo Urbano V próximos anos




19
Dezembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Urbano V
19
Dezembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Urbano V
19
Dezembro de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Urbano V
19
Dezembro de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Urbano V
19
Dezembro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Urbano V

O Dia de Santo Urbano V é comemorado no dia 19 de dezembro.

Urbano V foi papa de 28 de setembro de 1362 até 19 de dezembro de 1370, data em que se comemora sua presença no panteão dos santos da Igreja Católica. Foi o sexto papa da Igreja enquanto sua sede estava em Avignon, na França, tendo seu pontificado sido marcado por muitas agitações sociais na Europa.

Urbano V foi batizado com o nome de Grimoard Guillaume e foi monge beneditino até sua nomeação como papa. Sua luta era para levar novamente a sede da igreja para o Vaticano, já que a presença em Avignon era somente para atender a monarquia francesa e para manter o papa longe das intrigas e das lutas políticas que dominavam Roma.

Depois de sua eleição papal, entendeu que os acontecimentos iriam levar a prejuízos irrecuperáveis para a Igreja, se a sede não retornasse para Roma. Conseguiu vencer a resistência da monarquia francesa e voltou para a Itália em 1367 mas, 3 anos depois, em virtude das revoltas e da intensificação da Guerra dos Cem anos, precisou retornar a Avignon.

A vida de Urbano V

Urbano V veio de uma nobre família francesa da Occitania, na França, tendo nascido no Château de Grisac. Para São Malaquias, o profeta dos papas, era seria “Gallus vicecomes”, ou “Visconde da Gália”, em razão de seu título de nobreza.

Seus estudos o levaram para as ciências jurídicas e para o direito canônico, aprendendo em Montpellier e em Toulouse, antes de ensinar nas mesmas universidades e na capital francesa.

Em determinado momento de sua vida, trocou a toga pelo hábito de monge, entrando para a Ordem Beneditina e chegando a ocupar altos cargos na congregação.

Foi nomeado abade de Notre Dame Du Pré, de Saint-Germain d’Auxerre e de São Vítor de Marselha em 1352, começando uma carreira diplomática em 1362 e o levou a várias missões para o papa, atuando diretamente com o Estado Pontífício.

Depois da morte de Inocêncio VI, embora ainda não sendo cardeal e como o conclave não entrou em acordo sobre a escolha do próximo papa, foi eleito sucessor. Recebeu a notícia enquanto estava em uma das missões diplomáticas e, no regresso, em vez de ir para sua residência, foi diretamente para Avignon, onde foi consagrado papa, escolhendo o nome de Urbano V.

Urbano V havia sido escolhido por Inocêncio IV para as missões diplomáticas em virtude de seus conhecimentos e, pelo mesmo motivo, foi escolhido papa, mesmo não sendo cardeal.

O pontificado de Urbano V teve duração de 8 anos apenas, mas foi marcado pela administração sábia, pelo esforço de renovação dos costumes e pela nobreza de suas intenções. Reformou a disciplina eclesiástica e tornou a corte pontifícia um exemplo para os cristãos, eliminando abusos.

Ao mesmo tempo, também se preocupou com a educação da população, não medindo esforços para promover o conhecimento e para criar centros de estudos. É de sua responsabilidade a fundação da Universidade de Cracóvia, na Polônia, além da fundação do colégio médico na Universidade de Montpellier.

Urbano V também foi reconhecido pelo seu trabalho no terreno militar e político, tendo organizado uma cruzada contra os turcos que ameaçavam a Europa, mas não se esqueceu do contexto missionário, enviando grupos de religiosos onde era necessário, como a Romênia e a Bulgária, organizando ainda uma expedição missionária para a Ásia, levando a fé cristã aos mongóis.

O grande sonho de Urbano V sempre foi retornar a sede da Igreja para Roma, chegando a ser o primeiro papa a se estabelecer no palácio apostólico junto à Basílica de São Pedro. O palácio, depois do retorno do papa ao Vaticano, tornou-se a residência oficial dos papas.

Urbano V é considerado o primeiro papa humanista da história da Igreja Católica. Foi declarado beato pelo papa Pio IX, em 1870, estando hoje seus restos mortais na abadia de São Vítor, em Marselha. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!