Calendário 2018



Dia de Santo Teotônio próximos anos




18
Fevereiro de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Teotônio
18
Fevereiro de 2017 ( Sábado ) - Dia de Santo Teotônio
18
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santo Teotônio
18
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Teotônio
18
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Teotônio

O Dia de Santo Teotônio é comemorado no dia 18 de fevereiro em homenagem ao padroeiro da cidade de Viseu, em Portugal.

Teutônio era um homem nobre que priorizava a oração, a penitência e era dedicado aos propósitos do trabalho missionário e evangelização.

Teotônio nasceu em Ganfei, cidade de Portugal, no ano de 1082. Tinha o privilégio de pertencer a uma família que podia lhe dar educação e qualidade de vida.

Sua vocação religiosa era notória e, com a influência do seu tio, que havia se tornado bispo de Coimbra. Logo consegui uma bolsa de estudos para a cidade de Viseu e ali alcançou sua formação como Padre.

A forte característica da responsabilidade e do compromisso com a fé

Teotônio viajou para Jerusalém, cidade Sagrada, para firmar seus votos de fé. Lá, perceberam seu modo especial de como se dedicava à devoção, pois era um homem muito humilde e penitente, por este motivo lhe sugeriram que permanecesse em Jerusalém e assumisse a coordenação da Comunidade dos Cónegos,

Mas ele não se achava à altura das exigências para tamanho cargo, e não aceitou, retornando a Portugal.

Sua chegada foi celebrada e com expectativa para que ele então aceitasse o lugar de Bispo de Viseo, novamente Santo Teotônio recusou.

Dois fatos talvez tenham influenciado na decisão de recusa em ambas as situações, por Teotônio:

Primeiro: a proeminente ligação de orientação que Santo Teotônio tinha no assessoramento a Dom Afonso Henriques, para administrar a recém independência de Portugal, tornando-se um reino autônomo;

Segundo: seu posicionamento veemente em relação à matriarca Teresa de Leão, ao ponto de ajudar Dom Afonso a destroná-la.

Além disso, Santo Teotônio era evangelizador por natureza, e após a calmaria em Portugal, inclusive com a liberdade concedida a muitos cristãos para participar do culto a Cristo, livremente, retornou a Jerusalém.

O retorno e os novos trabalhos missionários de Santo Teotônio

Durante sua estadia na Terra Santa, cultivou muitos amigos e conhecimento, mas em 1131, Santo Teotônio retornou definitivamente para Portugal para atender o chamado de seu amigo Padre Telo, para que com ele edificassem e estruturassem o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e assim o fez.

Todos os missionários e clérigos envolvidos nesta proposta declararam seus votos a Santo Agostinho e receberam o hábito agostiniano entregue pelo Papa Inocêncio II, inclusive Santo Teotônio.

Santo Teotônio recebia suas orientações para a vida religiosas através de suas orações e há grandes considerações na história sobre sua pessoa, como:

A relevância dos trabalhos de evangelização para grandes massas, inclusive aqueles que estavam nos campos de batalha;

A importante influência positiva na administração de Dom Afonso Henrique, primeiro imperador de Portugal;

A diplomacia para promover a boa relação entre todos os membros superiores da Igreja.

E mesmo jamais assumindo algum cargo ou função que lhe promovesse benefícios dentro da hierarquia da Igreja, deixou de seguir seu propósito que era tornar as pessoas melhores, com pureza no coração.

A humildade eterna de Santo Teotônio

Há uma grande mensagem na história deste Santo, que nos diz não sobre a falta de propósito, mas sobre a humildade, pois São Teotônio poderia ocupar altos cargos dentro da Igreja e se recusou a todos, pois acreditava que seria útil no trabalho missionário.

Por isso, ele foi elevado a Santo, e como o primeiro canonizado de Portugal, foi chamado ao céu em 18 de fevereiro de 1162, e coube ao Papa Alexandre III sua canonização.

O padrinho da cidade de Viseu merece nosso reconhecimento, pois foi o homem que reformou a religiosidade em Portugal, por isso em todo o mundo homenagens são oferecidas a Santo Teotônio não apenas pela comunidade dos agostinhos, mas por todos os Cristãos.





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!