Calendário 2020



Dia de Santo Tarásio próximos anos




25
Março de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santo Tarásio
25
Março de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Tarásio
25
Março de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Tarásio
25
Março de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Tarásio
25
Março de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Tarásio

O Dia de Santo Tarásio é comemorado no dia 25 de março em homenagem ao Santo defensor no uso de imagens nas igrejas, também para manter acessa a chama da paz e pela unificação da igreja.

Em 730 nasceu Tarásio. Filho do prefeito de Constantinopla, cresceu no seio de uma família que prezava os valores e bons costumes, por isso, foi educado religiosamente na cristandade e também valorizando a literatura e os ensinamentos religiosos.

Após o período de estudos, foi convidado pelo imperador para servir no castelo no elevado cargo de Chanceler do Rei Constantino VI.

Tarásio era respeitado e muito solicitado, porém não se deixava levar pelas luxúrias e prazeres que eram oferecidos na corte, o ensinamento cristão sempre prevalecia no seu coração, por isso era praticante da caridade e da simplicidade.

Os desafios que Santo Tarásio precisou enfrentar durante sua permanência como representante de Constantinopla. 

A imperatriz Irene admirava Tarásio, por isso, o promoveu a Patriarca de Constantinopla, e a partir deste momento, Tarásio cumpriu sua profecia de combater a o clima de heresia que acomete Constantinopla.

Como primeira providência, interferiu no clima de discussão sobre as estátuas que eram mantidas nos centros cristãos, muitos queriam que fossem retiradas dos templos, mas Tarásio defendia que eram apenas reverência a todos os Santos que já haviam existidos.

Em seu argumento de defesa estava:

O respeito à memória das obras terenas que haviam realizado enquanto estiveram presentes no convívio social.

Não eram idolatrias e era taxativo de que as imagens deveriam permanecer nas Igrejas.

Sua defesa para manter a estátuas foi sólida no Concílio de Nicéia de 787, o que fez com que a discussão fosse encerrada com êxito para que as imagens ficassem onde estavam.

As obras de Tarásio

Tarásio assumiu muitos trabalhos enquanto estava a cargo de liderar o governo, entre eles:

Fundação de mosteiros;

Inaugurou hospital;

Ajudou a construir muitos abrigos para os pobres, providenciando alimentos e roupas.

Sua atitude incomum, em que ele próprio servia os alimentos aos pobres em sua mesa, era um notável gesto de humildade e caridade. Prezava a integridade e a ética, ao ponto de jamais permitir idolatrias, promiscuidades e indiferença.

Existe um fato muito marcante na relação de Tarásio e o Imperador que, ao pretender manter relações com uma cortesã fora do casamento, Santo Tarásio interferiu com veemência, situação que desagradou e muito o Imperador Constantino VI.

Uma grande marca de São Tarásio: posicionamento diante dos fatos

Não temos como ignorar a posição firme que Tarásio assumia diante de qualquer divergência aos princípios Cristãos, como:

O desejo de divórcio do Imperador Constantino VI, desaprovado pela Igreja, que apesar de entender os desejos do Imperador não aceitou a celebração do casamento, inclusive baniu o Padre que o realizou;

Defendia a posição dos monges em relação a permanência das imagens nos monastérios;

Pela sua integridade e postura, recebia o apoio incondicional do Papa e dos outros sacerdotes.

Foram muitos anos a serviço da Coroa e mesmo após o falecimento do Imperador Constantino VI, permaneceu a serviço da Rainha Irene.

O grande devoto de Virgem Maria revelou ao mundo o sentimento ímpar de solidariedade com os pobres e oprimidos, jamais ignorou a miséria do reino, soube usar sua influência para proporcionar o mínimo de justiça e dignidade aos necessitados.

Santo Tarásio faleceu em 25 de fevereiro do ano de 806, com setenta e seis anos, foi enterrada em Bósforo, Constantinopla.

Sua festa litúrgica acontece em 25 de março e a Igreja reconhece Santo Tarásio como um dos maiores líderes defensores dos pobres e oprimidos.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!