Calendário 2020



Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth próximos anos




1
Março de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth
1
Março de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth
1
Março de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth
1
Março de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth
1
Março de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth

O Dia de Santo Suitberto de Kaiserswerth é comemorado no dia 1° de março.

Santo Suitberto é comemorado na Igreja Católica no dia 1° de março. O santo foi um monge beneditino, com sua vida inteiramente dedicada à evangelização dos povos da região centro e norte da Europa durante o século VII, época em que o território anglo-saxão ainda era pagão.

A vida de Santo Suitberto

Suitberto nasceu na Inglaterra, em 647, e foi considerado um dos mais ativos continuadores da obra de São Patrício, santo que evangelizou o território irlandês no século anterior.

Os estudos de Suitberto foram feitos na Irlanda, dentro das rígidas regras dos mosteiros beneditinos, tendo como diretor espiritual o bispo Egberto, de quem se tornou discípulo.

Durante sua preparação para o apostolado, Suitberto acompanhou o bispo Egberto às aldeias da Irlanda que tinham se convertido ao cristianismo, época em que tomou conhecimento dos objetivos do bispo. Egberto tinha em mente um projeto para evangelizar todas as regiões germânicas ainda consideradas pagãs, mas já não tinha condições de executa-lo pessoalmente.

Antes de sua morte, Egberto enviou outro monge, Vigberto, que inicialmente começou a trabalhar o projeto de evangelização na Frísia, atual Holanda.

Vigberto, o primeiro discípulo enviado por Egberto, teve seu trabalho impedido pelo príncipe Radibodo, também pagão, como seu povo, e viu-se obrigado a retornar às terras inglesas sem conseguir os objetivos desejados.

Sem desistir de seu projeto, Egberto trabalhou para organizar outra expedição, conseguindo doze missionários que foram encaminhados para a Frísia, sob a chefia de Willibrordo, monge também canonizado após a morte. O grupo desembarcou na Alemanha, às margens do Rio Reno, no ano de 690 e Suitberto estava entre eles.

Suitberto foi designado para pregar na Frísia, a exemplo de seu predecessor. A região, antes governada por Radibodo, tinha um novo rei, Pepino, que acabara de conquistar o novo território e que era cristão e muito devoto.

Conseguindo seus intentos com mais facilidade, Suitberto estendeu sua missão evangelizadora para Flandres, atual Bélgica.

Sua ação evangelizadora foi muito produtiva, conseguindo converter milhares de pagãos que viviam nessa região. Diante dos resultados obtidos, foi nomeado Bispo da Frígia pelo Papa Sérgio I.

Como bispo, pôde então ampliar ainda mais as áreas que buscava evangelizar, atingindo o ducado de Berg e o condado de Mark, na Alemanha.

Toda sua obra foi realizada enfrentando inúmeros problemas com os pagãos, além das sucessivas hordas invasoras das tribos bárbaras saxônicas que, muitas vezes, impediam e desfaziam todo o seu trabalho.

Depois de trabalhar mais de 20 anos em sua intensa luta pela evangelização e pelo apostolado, Suitberto recolheu-se ao mosteiro na ilha de César, situada no Rio Reno, que havia sido fundado por ele e que recebera como doação pelo rei Pepino.

Nesse mosteiro acabou falecendo no dia 1° de março de 713, consumido pela fadiga e pela velhice, sendo ali mesmo enterrado.

Depois de sua morte, sua fama de santidade percorreu todas as regiões por onde havia andado levando a missão evangelizadora e, por sua intercessão, a Igreja mantém diversos registros de graças e prodígios, tornando ainda mais forte a veneração pelo santo.

O Papa Leão II, em 810, o proclamou santo, oficializando o culto para o dia de sua morte, 1° de março.

Séculos mais tarde, um braço do Rio Reno foi desviado, eliminando a ilha e formando, em seu lugar a hoje próspera cidade de Kaiserswesth. No ano de 1126, os restos mortais de Suitberto foram transferidos para a catedral dessa cidade, onde permanecem até hoje.




Outras Datas Comemorativas

23
Dezembro - Dia do Vizinho
30
Setembro - Dia de São Jerônimo
8
Dezembro - Dia da Família

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!