Calendário 2019



Dia de Santo Serapião próximos anos




28
Fevereiro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Serapião
28
Fevereiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Serapião
28
Fevereiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Serapião
28
Fevereiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Serapião
28
Fevereiro de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Serapião

O Dia de Santo Serapião é celebrado no dia 28 de fevereiro.

Serapião de Tmuis nasceu em Tmuis, uma cidade no Baixo Egito, no século IV d.C, em data desconhecida. Não existem muitas informações sobre esse santo, mas registros mostram que ele estudou na escola catequética de Alexandria, onde inclusive, conheceu o Santo Antônio.

Tempo depois, ele se tornou um discípulo de Santo Antônio (Santo Antão do Deserto), um abade no deserto. Os registros mostram que Serapião e Antônio tinham o costume de conversar sobre temas de alta complexidade e teor teológico. Quando Antônio faleceu, deixou sua túnica de pelo para Serapião.

Serapião era bastante inteligente e gostava de levar sua vida como monge, que considerava ser uma vida de perfeição cristã, então chegou a ficar pensativo se aceitava ou não a indicação para se tornar bispo.

No entanto, aceitou e desempenhou um bom papel e se consagrou como Bispo de Tmuis. Ele também foi um grande líder quando se tratava de assuntos eclesiásticos. E também foi um grande amigo de Atanásio e lutou contra o arianismo, uma doutrina que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus Pai.

Serapião de Tmuis escreveu diversos livros e cartas pastorais e foi um grande homem, mas, por ser um vigoroso oponente do arianismo, foi banido e preso a mando do imperador Constantino.

Santo Serapião morreu no ano 370 d.C, após ser submetido a torturas cruéis, onde cortaram suas juntas e o jogaram de cabeça para baixo do alto de uma casa.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!