Calendário 2020



Dia de Santo Segundo de Asti próximos anos




29
Março de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Segundo de Asti
29
Março de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Segundo de Asti
29
Março de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santo Segundo de Asti
29
Março de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Segundo de Asti
29
Março de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Segundo de Asti

O Dia de Santo Segundo de Asti é comemorado no dia 29 de março em homenagem ao homem que se converteu ao cristianismo e se tornou mártir.

Em relação à infância de Segundo, pouco sabemos. Sua história já começa em sua fase adulta, e todos os relatos são marcados dali em diante.

De acordo com a tradição católica, Segundo era um soldado pagão filho de nobres. Ele nasceu na cidade de Asti, na Itália, e durante praticamente toda a sua vida ele teve um profundo fascínio e adoração pelos mártires cristãos. A coragem e o heroísmo para manter a sua fé em Cristo era o que despertava em Segundo uma verdadeira admiração pelas pessoas que escolhiam esse caminho.

Ao longo dos anos essa adoração e indagação continuou crescendo, a ponto que Segundo foi visitar na sua própria cidade (Astir) todos os mártires em seus cárceres. Isso se tornou uma espécie de “rotina” e, ao que parece, Segundo ia a procura dos Cristãos sempre que podia para conversar mais a respeito.

Durante a prática frequente desse ato, Segundo passou a ter contato com a palavra de Cristo e, durante os anos que se seguiram, ele acabou por aprender cada vez mais. Uma das pessoas que mais lhe ensinou a palavra foi o mártir Calógero da Bréscia, o qual ele possuía uma profunda afinidade e admiração.

Mesmo com esse certo fascínio pelo cristianismo, Segundo era bem reconhecido na sociedade. Inclusive, Segundo era amigo do prefeito de Asti, o qual ele nunca revelou sobre seu interesse pelo cristianismo. Em uma viagem, Segundo foi junto com o prefeito para mais um processo de um bispo. E como era de costume, ele parou para conversar com esse mártir que quase o converteu.

Pouco tempo depois, Segundo fez mais uma viagem parecida com o prefeito de Asti. E, como era de costume, ele foi mais uma vez realizar as suas visitas secretas aos mártires que estavam presos naquela região.

Porém, diferente do esperado, Segundo daquela vez se sentiu muito tocado ao conhecer os mártires Faustino e Jovita, e ali se deu a sua conversão. Faustino e Jovita, após converterem Segundo, lhe entregaram uma Eucaristia que acabou se tornando uma pequena “missão”.

Essa missão consistia em entregar a Eucaristia para o bispo Marciano antes do martírio de Faustino e Jovita que se encontravam presos. De acordo com a tradição católica, Segundo foi capaz de atravessar todo o rio do Pó - um rio com seiscentos e cinquenta quilômetros de extensão - sem se molhar.

Após esse acontecimento, o seu amigo e prefeito da cidade de Asti acabou descobrindo da conversão de Segundo. Em choque com os acontecimentos recentes, o prefeito tentou de todas as formas fazer com que Segundo mudasse de ideia. 

Percebendo que qualquer esforço era em vão, o prefeito acabou mandando prender Segundo pela sua fé. Em seguida, Segundo foi torturado e decapitado, se tornando mártir em sua morte que aconteceu no dia 30 de Março de 119.

Segundo de Asti se tornou o padroeiro da cidade de Asti, e na Itália seu culto é muito popular e é celebrado no dia 29 de Março, como mencionamos no início deste artigo.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!