Calendário 2019



Dia de Santo Ruperto próximos anos




27
Março de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Ruperto
27
Março de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Ruperto
27
Março de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Ruperto
27
Março de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santo Ruperto
27
Março de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santo Ruperto

O Dia de Santo Ruperto é comemorado no dia 27 de março em homenagem ao grande apóstolo da Baviera.

Ruperto nasceu em uma das famílias mais importantes da região do médio e alto Reno (localizadas na Austría). E apesar de poucas informações serem disponibilizadas a respeito dessa família, é sabido que eles faziam parte da realeza e que todos os filhos recebiam forte educação espiritual.

Essa educação espiritual tinha cunho católico, e já durante os primeiros anos de vida todos da família tinham contato com a palavra de Cristo. Em relação ao ano nascimento de São Ruperto, pouco se sabe a respeito, mas suspeita-se que ele tenha nascido no final dos anos 600, já que no ano 700, Ruperto decidiu seguir com toda a sua fé o seu chamado divino, que era de pregar a palavra por toda a sua região.

Após pregar pela sua região natal, Ruperto seguiu seu instinto e foi para a região da Baviera, que fica localizada na Alemanha. Lá, com o apoio do conde Teodo de Baviera, Ruperto fundou uma igreja dedicada a São Pedro. 

Apesar dos esforços, Ruperto, ao longo do tempo, pode perceber que o local em que ele havia fundado sua igreja não era o ideal. Poucos fiéis tinham acesso e seu trabalho praticamente não surtia efeito. Decidido, Ruperto pediu ajuda ao conde Teodo mais uma vez. Em pouco tempo, recebeu mais um terreno para instaurar uma edificação religiosa de sua autoria.

Esse terreno, diferentemente do anterior, ficava próximo a uma antiga cidade romana. E foi ali que Ruperto construiu um mosteiro, também dedicado a São Pedro. Com o mosteiro edificado, Ruperto teve ajuda de mais doze homens da igreja.

Dali em diante, Ruperto dedicou toda a sua vida para passar a palavra para todos aqueles menos necessitados, dentro e fora do seu mosteiro. Seu trabalho foi tão bem feito que pouco tempo depois um mosteiro feminino foi construído ao lado do seu. Esse mosteiro feminino havia sido construído aos moldes do mosteiro de Ruperto, e dali em diante se estabeleceu uma forte “potência” católica naquela região.

Ao longo de sua vida, teve o apoio de muitos religiosos. Seu trabalho foi muito extenso e até mesmo as autoridades chegaram a ser evangelizadas em função da tamanha devoção que Ruperto tinha com as palavras sagradas.

Como uma curiosidade, a Irmã de Ruperto também foi santificada após a sua morte. Tendo em vista que ela se dedicou exclusivamente para a palavra de Deus, assim como seu irmão. Ambos foram reconhecidos na região da Baviera pelos seus esforços, e hoje, o mosteiro que Ruperto construiu no seu tempo de vida é reconhecido como o mais antigo de todos da sua região.

Dos doze homens que ajudaram Ruperto a manter o seu mosteiro, outros dois foram também santificados (Cunialdo e Gislero). Esse acontecimento demonstra mais uma vez a seriedade e a devoção de todos que estavam ao lado de Ruperto. 

Até hoje, Ruperto é considerado como o maior monge da Alemanha. Seus trabalhos serviram de molde para os monges irlandeses e a sua festa é principalmente comemorada na Irlanda e Alemanha.




Outras Datas Comemorativas

3
Fevereiro - Dia de São Brás
20
Novembro - Dia do Biomédico
19
Fevereiro - Dia de São Gabino
5
Setembro - Dia da Raça
15
Janeiro - Dia do Adulto
28
Dezembro - Dia do Salva-vidas
13
Agosto - Dia do Canhoto
29
Setembro - Dia Mundial do Coração

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!