Calendário 2018



Dia de Santo Rugero próximos anos




30
Dezembro de 2017 ( Sábado ) - Dia de Santo Rugero
30
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santo Rugero
30
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Rugero
30
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Rugero
30
Dezembro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Rugero

O Dia de Santo Rugero é comemorado no dia 30 de dezembro em homenagem a sua santidade e a todos os seus trabalhos como bispo de Cane. 

O dia de nascimento de Rugero ainda é desconhecido. Sugere-se que ele tenha nascido entre 1060 e 1070 na cidade italiana de Cane. Sua vida até a fase adulta também é uma grande questão, tendo em vista que nenhuma informação foi encontrada sobre esse período de sua história até os dias de hoje.

Ainda assim, Rugero era reconhecido como um homem trabalhador e caridoso na região onde morava na Itália. Suas boas ações e a sua boa reputação lhe renderam o título de bispo de Cane quando atingiu os trinta anos de idade – a sua nomeação foi dada em função dos próprios fiéis que desejavam que Rugero ficasse no lugar do antigo pastor.

Quando Rugero assumiu o seu papel como bispo, toda a sua região não se encontrava em uma boa fase em função de uma rivalidade entre sua cidade (Cane) e uma cidade vizinha. Essas duas cidades viviam em guerra na região.

Um dos seus primeiros trabalhos como bispo de Cane foi ajudar nas epidemias que atingiam a região no período de pós-guerra. A sua sede se tornou uma espécie de hospital e abrigo para os menos favorecidos durante esse período.

Rugero tinha o dom da cura dado por Deus, e todo o tempo permanecia ajudando e auxiliando todas as pessoas que entravam em sua diocese. Além dos seus cuidados médicos, Rugero também fazia doações sobre tudo que tinha a sua posse para poder ajudar.

Após esse período de complexidade e de desespero, Rugero voltou sua atenção para o que acontecia na igreja e em toda a sociedade italiana. Essa época era marcada pelo poder civil e social que a igreja dispunha, e havia corrupção e homens com falsa santidade que usavam sua posição dentro das igrejas para benefício próprio.

Sabendo dessas injustiças, Rugero passou boa parte dos seus anos restantes de vida resolvendo essas questões delicadas. Seus conselhos e a sua sabedoria serviram de apoio para dois papas da época: o Papa Pascoal II e o Papa Celásio II. Todos os seus esforços nesse momento eram pautados para a renovação da igreja que parecia se encontrar em decadência.

Rugero morreu em 1129 no dia 30 de Dezembro. Seus esforços foram reconhecidos por toda a cidade de Cane, que testemunhavam a sua santidade perante a igreja no período de sua morte.

Mesmo cerca de seis ou sete séculos depois, as pessoas daquela região italiana ainda reconheciam Rugero pelos seus esforços e pela sua bondade, onde assim que a cidade de Cane passou a “deixar de existir”, os fiéis pediram a transferência de todas as suas relíquias para outra cidade (na época, a cidade de Barleta que estava prosperando).

Rugero foi canonizado pela igreja em 1946, e até hoje ele é venerado pelas pessoas que sabem de sua história de luta que aconteceu em um período conturbado. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!