Calendário 2021



Dia de Santo Ricardo de Chichester próximos anos




3
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Ricardo de Chichester
3
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Ricardo de Chichester
3
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santo Ricardo de Chichester
3
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santo Ricardo de Chichester
3
Abril de 2023 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Ricardo de Chichester

O Dia de Santo Ricardo de Chichester é comemorado no dia 3 de abril em homenagem ao padroeiro dos cavaleiros e dos cocheiros.

Ricardo de Chichester nasceu em 1197, na Inglaterra. Sua família tinha muitas posses e até dado momento todos viveram em certa tranquilidade. No entanto, por razões desconhecidas, ela acabou perdendo todos os bens e permaneceram na miséria por anos.

Ainda com a dificuldade em sobreviver com a miséria, os pais de Ricardo acabam falecendo e lhe deixam uma imensa dívida e mais dois irmãos. Todas essas dificuldades o fizeram deixar seus estudos religiosos em Worcester. Pouco tempo depois de largar os estudos, ele se dedicou a cuidar dos seus irmãos e dos problemas financeiros que haviam tomado conta deles naquele período.

Anos mais tarde, Ricardo conseguiu vencer todas as dificuldades financeiras, deixando seus irmãos em uma vida relativamente confortável. Logo após todas as suas resoluções, ele voltou para os seus estudos, deixando todo o patrimônio de sua família nas mãos de um bom administrador, com a finalidade de garantir ainda mais segurança para seus irmãos.

Após terminar seus estudos, Ricardo se tornou reitor da Universidade de Oxford, e foi lá onde ele começou a atuar em nome da Igreja Católica. Esse período foi marcado por uma profunda corrupção moral que tomava conta de várias igrejas.

Ao contrário dos seus companheiros de faculdade, e das várias pessoas que se diziam viver sua vida a partir do evangelho de Cristo, Ricardo vivia com poucas posses e não adotava um estilo de vida devasso e baseado em riquezas materiais. Ele vivia com o mínimo possível e lutava por uma reforma profunda na Igreja. Seu maior objetivo era melhorar a vida do povo espiritualmente e materialmente com os ensinamentos de Cristo.

Nesse período, Ricardo aceitou a intervenção dos frades franciscanos e dominicanos que viriam para a universidade a fim de restaurar a disciplina da tradição que estava se perdendo entre os religiosos da região.

Suas ações acabam ofendendo o rei Henrique III, que após saber sobre essas mudanças, condenou o bispo da Cantuária, que foi o responsável por essas modificações junto a Ricardo. 

As sanções ao bispo foram duras e ele acabou sendo perseguido e exilado. Ricardo, com um sentimento de culpa, o acompanhou por todo o seu sofrimento até o dia de sua morte. Foi pela insistência do bispo de Cantuária que Ricardo aceitou o sacerdócio, mesmo tendo uma idade avançada para tal tarefa (45 anos).

Após aceitar seu caminho religioso, Ricardo trabalhou duro em toda a sua região e acabou nomeado para ser bispo de Chichester pelo arcebispo da Cantuária. Sabendo mais uma vez da notícia das reformas causadas por Ricardo e especialmente pela cidade de Cantuária, Henrique III ficou tremendamente irritado e caçou os bens da diocese de Ricardo para que ele não pudesse seguir com o seu cargo.

Mesmo com essas imposições, Ricardo continuou firme em sua missão e se disfarçou de mendigo, e acabou atuando na sua cidade por dois anos como bispo. Seu trabalho foi principalmente na evangelização da sua região que sofria constantemente com os abusos do rei.

Ricardo morreu no dia 3 de abril de 1253, e seu trabalho lhe rendeu vários frutos. Pouco antes de morrer, o papa Inocêncio IV foi em sua proteção, ameaçando excomungar o rei Henrique. Essa ação impediu o rei de continuar com suas ações e ele foi obrigado a aceitar a nomeação de Ricardo, que viveu o resto de sua vida em liberdade.

Ricardo de Chichester foi canonizado no ano de 1302 pelo papa Ubaldo IV. A festa em sua homenagem acontece no dia de sua morte.




Outras Datas Comemorativas

20
Agosto - Dia dos Maçons
11
Fevereiro - Dia de São Castrense
26
Abril - Dia do Goleiro
12
Dezembro - Dia da Babilônia
24
Janeiro - Dia dos Aposentados

Política Privacidade

CalendárioBr 2020 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!