Calendário 2020



Dia de Santo Macário próximos anos




15
Janeiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Macário
15
Janeiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Macário
15
Janeiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Macário
15
Janeiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Macário
15
Janeiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santo Macário

O Dia de Santo Macário é celebrado em 15 de janeiro no Ocidente, 19 de janeiro na Igreja Ortodoxa e 4 de abril na Igreja Ortodoxa Oriental.

Santo Macário, que também é lembrado como Macário do Egito, Macário, o Velho, Macário, o Grande e Luz do Deserto, nasceu no ano 300 d.C, no Egito.

Ele chegou a levar a vida como contrabandista de natrão, um mineral que era utilizado pelos antigos egípcios nos processos de mumificação, o que o ensinou a viajar e sobreviver mesmo na vastidão desolada daquela região.

Os pais de Macário forçaram-no a se casar, apesar de ele ainda ser bastante jovem. Para tentar fugir um pouco dessa situação, Macário disse que estava doente e que precisaria ficar isolado por um tempo, para se recuperar. Ele passou um tempo nas regiões selvagens do Egito para relaxar e quando retornou, ficou sabendo que sua esposa havia falecido.

Pouco tempo depois, os pais de Macário também morreram e ele tomou a decisão de distribuir todo o dinheiro que tinha aos pobres da vila em que vivia. O povo, admirado com sua atitude, levaram-no até o bispo Ashmoun, que o ordenou padre.

Macário renunciou ao prazer e à satisfação de algumas necessidades primárias, com o objetivo de atingir a espiritualidade. No entanto, certa vez uma mulher grávida o acusou de tê-la atacado, e ele aceitou a acusação em silêncio, sem ao menos tentar se defender.

Contudo, quando chegou o momento do parto, a mulher não conseguiu dar à luz e acabou confessando que Macário era inocente. Uma multidão queria aclamá-lo por sua inocência, no entanto, preferiu fugir e se isolar no deserto da Nítria, para não ter que receber todas aquelas glórias.

Santo Macário faleceu no ano 391 d.C, e atualmente suas relíquias se encontram em seu mosteiro em Scetes, no Egito, que se chama  Mosteiro de São Macário, o Grande.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!