Calendário 2020



Dia de Santo Leandro próximos anos




27
Fevereiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Leandro
27
Fevereiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Leandro
27
Fevereiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Leandro
27
Fevereiro de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santo Leandro
27
Fevereiro de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santo Leandro

O Dia de Santo Leandro, também conhecido como Leandro de Sevilha, é comemorado pela Igreja Católica no dia 27 de fevereiro. O santo nasceu em Cartagena, por volta de 534, e morreu em Sevilha, em 13 de março, não se sabendo com exatidão o ano, se 600 ou 601.

A vida de Santo Leandro

Leandro nasceu de uma família influente na Península Ibérica, sendo ordenado clérigo e chegando à posição de arcebispo de Sevilha. Era o primogênito da família, tendo três irmãos mais novos, sendo eles: Fulgêncio, Isidoro e Florentina, todos elevados à categoria de santos pela Igreja Católica.

Não existem registros fiéis sobre sua vida, supondo-se que sua família tenha fugido de Cartagena, na época da conquista bizantina, entre os anos de 552 e 555, e se estabelecido em Sevilha, cidade onde Leandro entrou para o mosteiro de São Bento.

A conversão de São Hermenegildo à religião católica, em 579, é atribuída ao seu irmão, Isidoro. Depois da conversão, Isidoro deixou Sevilha, seguindo em rumo de Constantinopla, buscando auxílio para o convertido.

Leandro foi nomeado arcebispo de Sevilha possivelmente antes do ano de 584, época em que Leovigildo tomou a cidade durante uma guerra civil travada contra Hermenegildo. Depois da guerra, Leandro foi desterrado pelo novo rei, Leovigildo, para Constantinopla.

O desterro terminou em 586, quando Leandro retornou ao seu bispado, graças à influência que tivera para a conversão do rei Recaredo I.

Leandro, desde jovem, sempre apresentou grandes qualidades, tendo facilidade de falar em público e atrair a atenção dos fieis pela sua simpatia, pelo seu estudo e meditação e pela sua fé.

Ao ser consagrado bispo de Sevilha, fundou uma escola onde eram ensinadas todas as artes conhecidas em seu tempo, além das ciências sagradas. Foi nessa escola que estudaram Hermenegildo e Recaredo, onde foram convertidos, abandonando o arianismo.

O exílio de Leandro foi em consequência dessa conversão, já que o rei passou a persegui-lo. Enquanto no exílio, Leandro aproveitou o tempo para escrever obras contra o arianismo, tentando provar que Jesus é o Deus verdadeiro e que os hereges estavam errados.

O rei Leovigildo, pai de Hermenegildo e Recaredo, ordenou a morte do primeiro filho mas, no final da vida, orientou Recaredo para que o sucedesse no trono. Depois da morte do pai, o novo rei, orientado por Leandro, convocou o Concílio III de Toledo, onde houve a rejeição da heresia ariana, abraçando também o cristianismo.

Leandro foi responsável pelo ressurgimento da vida cristã na Península Ibérica, fundando mosteiros e estabelecendo paróquias em todos os povoados e cidades.

A tradição conta que Leandro foi um grande estadista, além de ser um grande santo durante sua vida. Enquanto desenvolvia suas atividades de homem de Estado, nunca se esquecia de que, como bispo, devia manter suas obrigações com os fieis e com a educação, trabalho que exigia grande dedicação pastoral.

Seus sermões atraiam multidões, convertendo milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, escrevia tratados teológicos e dedicava horas à oração, à penitência e ao jejum.

Quando já idoso, sofreu diversas enfermidades, entre elas a gota, que mais o afligiu, mas suportou tudo com paciência e penitência.

Sua morte ocorreu no final do século VI, em Sevilha. Na Espanha, é considerado um Doutor da Igreja, sendo ele o responsável pela introdução do Credo de Niceia na missa na Igreja Católica Romana.




Outras Datas Comemorativas

4
Dezembro - Dia da Propaganda
2
Dezembro - Dia de Santa Bibiana
28
Setembro - Dia do Hidrógrafo
12
Novembro - Dia do Supermercado

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!