Calendário 2018



Dia de Santo Heriberto próximos anos




16
Março de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Heriberto
16
Março de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Heriberto
16
Março de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Heriberto
16
Março de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santo Heriberto
16
Março de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Heriberto

O Dia de Santo Heriberto é comemorado no dia 16 de março pela Igreja Católica em homenagem àquele que se tornou arcebispo de Colônia, na Alemanha, e que era considerado, no seu tempo, um dos homens mais sábios do mundo, tendo sido conselheiro real.

A vida de Santo Heriberto

Heriberto tem o seu registro de nascimento no ano de 970, na Alemanha, descendendo de uma família nobre, os Worms, cujo patriarca era conde.

Desde bebê, Heriberto mostrava que teria uma vida virtuosa e voltada para a religião. Conta a tradição que, na noite do seu nascimento, surgiu uma luz brilhante sobre a casa em que veio ao mundo, permanecendo por diversas horas. O acontecimento deixou marcado o seu nascimento e ele mostrou, desde cedo sua vocação para os estudos e para a vida religiosa.

Atentos à religiosidade do filho, seus pais o deixaram aos cuidados dos monges do convento de Gorze, onde Heriberto logo demonstrou seu grande talento para as artes e para os estudos, especialmente para a ciência.

Ao crescer, em vez de uma vida laica, deu preferência à vida sacerdotal, sendo apoiado em sua decisão pelos monges e pela família. Sua ordenação ocorreu em 995, passando por diversas escolas e conseguindo o epíteto de “o homem mais sabido de seu tempo”.

Como consequência de suas atitudes e de sua sabedoria brilhante, foi nomeado chanceler pelo imperador alemão Oton III, que foi filho de Santa Matilde. Além disso, o nomeou também seu assessor de confiança, conselheiro e confessor.

Heriberto sempre exerceu seu deveres munido da mais alta sabedoria, compartilhada com sua humildade e caridade, exercendo ainda suas atividades de sacerdote e cativando cada vez mais o povo.

Sua vida exemplar o levou a ser nomeado arcebispo de Colônia, então uma próspera cidade alemã. Embora ainda muito jovem, Heriberto era bastante respeitado em virtude de sua santidade, caridade e, principalmente a sabedoria com que lidava com as situações. Como arcebispo, sua caridade para com a população aumentou, usando de toda sua influência para dar o apoio aos mais carentes.

Depois da morte de Oton II, seu irmão, Henrique II o sucedeu no trono, tendo, a princípio desconfiança do já arcebispo Heriberto. Com o tempo e a convivência, porém, vendo a santidade de Heriberto e sua retidão, manteve-o na corte, nomeando-o também seu conselheiro.

Permanecendo na corte, Heriberto continuou com suas obras de caridade, chegando a fundar um grande hospital, destinado exclusivamente ao atendimento a pobres e necessitados. Heriberto fazia visitas diárias aos doentes, mantendo sempre a obrigação de cuidar deles pessoalmente.

A tradição conta também sobre alguns milagres, como numa época em que houve grande seca na região de Colônia, sem chuva durante meses seguidos. Heriberto coordenou com os devotos um jejum de três dias, sendo ele o primeiro a jejuar, dando seu exemplo.

Depois de três dias, organizou uma procissão de penitência, com o objetivo de pedir chuva aos céus. A chuva, no entanto, não veio. Diante disso, Heriberto prostrou-se e começou a chorar arrependido diante do povo, assumindo a culpa pela seca, afirmando que eram seus pecados que impediam que a graça ocorresse.

No mesmo momento, caiu uma forte chuva, que durou vários dias e que acabou com a seca.

Heriberto era aclamado como santo pelo povo de Colônia ainda em vida. Seu falecimento ocorreu em 16 de março de 1021, quando foi visitar a cidade próxima de Deutz. Durante a viagem, foi acometido por uma febre originária de uma epidemia que assolava o povo, que lhe causou a morte.

Logo depois de morto, começou a ser venerado como santo pelos fiéis e teve suas relíquias sepultadas na catedral de Colônia. Seu culto se espalhou por toda a Europa e sua canonização foi celebrada em 1227 pelo Papa Gregório IX.





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!