Calendário 2019



Dia de Santo Guido próximos anos




17
Janeiro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Guido
17
Janeiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Guido
17
Janeiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Guido
17
Janeiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Guido
17
Janeiro de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Guido

O Dia de Santo Guido é comemorado no dia 17 de janeiro em homenagem ao homem que dedicou a sua vida ao sacerdócio.

A história de Guido é bem diferente das outras histórias que estamos acostumados a ver. Guido foi um homem que atingiu a santidade nos tempos modernos, e toda a sua história é bem recente.

Seu nascimento aconteceu no dia 22 de Maio de 1974, e sua família era uma família de classe média localizada no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda. Após o seu nascimento, sua família se mudou para Copacabana, na capital carioca e ali ele passou praticamente toda a sua vida.

Em 1983, Guido recebeu a primeira Eucaristia, e anos mais tarde, em 1990, recebeu o Crisma. Esses dois acontecimentos se passaram na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana. 

Durante todos esses anos, Guido tinha uma infância normal. Ele era uma criança saudável e que tinha gosto pelos esportes em geral. Porém, de todas as coisas que ele mais gostava, o mar e a praia estava em primeiro lugar. Essa paixão lhe seguiu por toda a sua vida.

Mais tarde em sua vida, Guido cursou a faculdade de Medicina e logo após se formar iniciou junto com um amigo um grupo de oração, que foi chamado de Grupo Fogo do Espírito Santo. Em praticamente todas as fases de sua vida, Guido permaneceu na sua fé e, inclusive, tentou levá-la para as pessoas que estavam à sua volta.

Uma das maiores preocupações de Guido era com a saúde e com o bem estar dos menos favorecidos. Toda a sua vida foi voltada para o atendimento dos menos afortunados. Ele atendia pessoas com HIV e também procurava auxiliar sempre que podia os enfermos que encontrava enquanto era médico residente.

Anos mais tarde, ele continuou seguindo o seu sacerdócio e chegou a apostolar como leigo na Santa Casa da Misericórdia. Além desse seu papel, sempre que podia ele fazia pregações nos locais em que era chamado. 

Em 2008, ele ingressou no Seminário São José, e ali ele cursou parte dos dois últimos anos que faltavam para poder seguir com a sua ordenação sacerdotal. Guido era habilidoso com a palavra e sempre que podia aplicava tudo que sabia a respeito do evangelho na sua vida cotidiana - fato esse que chamava a atenção de todos os seus amigos.

Em 2009 de maneira precoce, Guido acabou falecendo devido a um acidente enquanto surfava. Um dos fatos mais curiosos é que Guido chegou a comentar para um de seus amigos que o local que ele queria morrer era no mar, lugar onde ele conseguia ver no mundo a própria expressão divina.

Esse acontecimento chocou a todos e chegou a ser noticiado em vários jornais brasileiros. Em 2015, no dia 20 de Janeiro, Guido foi canonizado pela Igreja Católica e se tornou santo. O primeiro santo brasileiro (e carioca) que se tem notícias.

A vida de Guido é a prova viva que ainda existem pessoas no mundo atual que vivem a palavra de Cristo em sua plenitude. 




Outras Datas Comemorativas

22
Maio - Dia do Abraço
11
Janeiro - Dia de Santo Higino
15
Dezembro - Dia de Santa Cristiana
19
Setembro - Dia do Teatro
25
Julho - Dia do Colono

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!