Calendário 2017



Dia de Santo Gregório Nazianzeno próximos anos




2
Janeiro de 2016 ( Sábado ) - Dia de Santo Gregório Nazianzeno
2
Janeiro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Gregório Nazianzeno
2
Janeiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Gregório Nazianzeno
2
Janeiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Gregório Nazianzeno
2
Janeiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Gregório Nazianzeno

O Dia de Santo Gregório Nazianzeno é celebrado em 2 de janeiro na Igreja Católica Latina e nos dias 25 e 30 de janeiro na Igreja Ortodoxa e nas Igrejas Católicas Orientais.

Gregório Nazianzeno, também conhecido como Gregório Nazianzo, nasceu no ano 329, em Arianzo, que fica no Sudoeste da Capadócia. Ele era filho de Nona e Gregório, um casal rico e proprietário de terras. No ano 325, o pai de Gregório, que era hipsistariano, foi convertido ao Cristianismo, e poucos anos depois se tornou bispo de Nazianzo, uma cidade próxima a Arianzo.

Os primeiros anos de estudo do Gregório aconteceram em casa com o tio Anfilóquio, e depois ele passou a frequentar aulas em Nazianzo, onde estudou filosofia e retórica avançada. Tempo depois foi para Atenas concluir seus estudos com os famosos retóricos Proarésio e Himério de Prusa e, anos mais tarde, Gregório chegou a ser professor em Atenas.

Quando retornou para Nazianzo, Gregório recebeu o Batismo pelo seu próprio pai. Tempo depois, tornou-se teólogo e orador muito conhecido, e acabou sendo perseguido pelos arianos. Por esse motivo, Gregório decidiu ir viver em um mosteiro, onde se dedicou totalmente às meditações e orações, e ao estudo do Evangelho.

Devido aos seus grandes conhecimentos sobre teologia, Gregório foi convidado a se tornar bispo de Constantinopla. Apesar da pressão dos inimigos e de ser um homem sensível, Gregório continuou firme por um bom tempo, enfrentando as dificuldades, até que sentiu necessidade de desistir do cargo e voltar para a vida isolada de monge e para o seu trabalho literário, que resultou em algumas obras.

Santo Gregório Nazianzeno faleceu em 25 de janeiro de 389, aos 60 anos de idade, na vila de Arianzo, na Província da Capadócia. Atualmente, as relíquias de Gregório estão guardadas na Catedral de São Jorge (sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla). 




Outras Datas Comemorativas

20
Fevereiro - Dia de Santo Euquério
26
Abril - Dia do Goleiro
25
Março - Dia de São Dimas
25
Dezembro - Dia de Santa Anastácia
20
Agosto - Dia dos Maçons

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!