Calendário 2020



Dia de Santo Gregório de Nissa próximos anos




12
Março de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Gregório de Nissa
12
Março de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Gregório de Nissa
12
Março de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Gregório de Nissa
12
Março de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Gregório de Nissa
12
Março de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santo Gregório de Nissa

O Dia de Santo Gregório de Nissa é comemorado no dia 12 de março em homenagem ao bispo de Cesaréia.

A respeito da vida de Gregório de Nissa nós não temos muitas informações. Sua data de nascimento, sua infância e muitas outras informações parecem não ter sido documentadas para o estudo posterior.

Todavia, nós sabemos que Gregório nasceu em uma família com forte influência cristã. Seu pai era um homem estudioso e que possuía uma retórica muito admirada e sua mãe era uma mulher totalmente devota a sua fé em Cristo. Ainda em relação à sua família, nós temos informações sobre o seu avô que era um homem que sofreu martírio em nome de cristo e também sabemos que Gregório teve uma irmã que foi canonizada após sua morte.

A família de Gregório possuía fortes raízes na religiosidade e todos os membros eram devotos de Cristo não importa o que acontecesse. Anos mais tarde, Gregório percebeu que sua família era extremamente voltada para a educação como um todo. Inclusive, seu irmão mais velho, Basílio de Magno, foi enviado para Constantinopla e Atenas para realizar seus estudos. Vale ressaltar que essas duas cidades eram reconhecidamente dois polos educacionais.

Ao voltar anos mais tarde, Basílio foi incumbido de ensinar seu irmão mais novo – Gregório de Nissa – tudo a respeito da arte e da cultura clássica. E de acordo com a história, Gregório excedeu o seu irmão em praticamente todas as áreas, mesmo sem nunca ter tido a oportunidade de estudar nas grandes cidades como Basílio teve.

Seguindo com sua história, Gregório de Nissa acabou se dedicando parcialmente ao magistério, onde ele sentia que era uma das vocações. Mesmo assim, no ano de 372, ele já havia se tornado Bispo da Cesaréia e era um homem muito reconhecido pelas suas aptidões de retórica e pelo seu conhecimento (o que relembra bastante toda a sua criação com a sua família).

Nesse mesmo ano, ele pode presenciar um esquema de poder que o Imperador Valente estava tramando. Um dos objetivos de Valente era enfraquecer consideravelmente o poder da igreja, dividindo a região da Capadócia em duas partes.

Entendendo rapidamente o objetivo do Imperador, Gregório decidiu largar seu caminho para o magistrado e começou a tentar reverter os efeitos das ações do imperador Valente. Ele rapidamente renomeou outros dois bispos para a nova região da Capadócia e permaneceu com sua fé para que a igreja continuasse a ser o que sempre foi: um instrumento guia para o povo.

Mais tarde, Gregório assumiu seu dever pessoal com a igreja, e inclusive aceitou com bom grado a missão que Deus colocou na sua vida. Ao longo dos anos ele foi reconhecido como um homem bondoso e um excelente pastor.

Porém, tempos depois, hereges que o odiavam acabaram tramando contra a sua vida. Eles impuseram um falso boato de que Gregório estaria roubando de alguma forma os recursos financeiros da sua diocese.

Em 376, Gregório foi acusado, expulso e exilado de Nissa. E somente após a morte do imperador (que aconteceu dois anos depois da sua condenação) ele pode retornar para a sua cidade natal. No seu retorno, Gregório foi recebido com muito amor pelo seu povo, já que eles sabiam que Gregório era um homem correto.

Gregório faleceu em 394 e ficou reconhecido como um homem de fé inabalável e de conhecimento extraordinário. Sua contribuição para a igreja e para o seu povo permanecem na história até os dias de hoje.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!