Calendário 2020



Dia de Santo Fulgêncio próximos anos




1
Janeiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Fulgêncio
1
Janeiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Fulgêncio
1
Janeiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Fulgêncio
1
Janeiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Fulgêncio
1
Janeiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santo Fulgêncio

O Dia de Santo Fulgêncio é celebrado em 1º de janeiro em homenagem ao tamém conhecido como Fulgêncio de Ruspe.

Fulgêncio nasceu em uma antiga cidade localizada ao norte da África, chamada Cartago, no ano 465. Sua família era cristã e bastante rica, sendo que sua mãe vinha de uma família influente da região e seu pai era um senador romano.

Ele sempre se interessou pela religião católica e foi um homem de caráter firme, e sua formação intelectual foi excelente, onde suas habilidades para a liderança e para os negócios se destacaram.

Fulgêncio de Ruspe frequentou um mosteiro que ficava próximo à sua casa e lá entrou em contato com alguns livros do Santo Agostinho, que o inspiraram a levar uma vida mais próxima a Deus.

Ele procurou o isolamento e para isso escolheu viver entre os monges do deserto do Egito, mas após um tempo acabou desistindo. Ele retornou para Cartago, onde se tornou padre. Tempo depois, por causa das perseguições aos cristãos que haviam na época, tornou-se bispo em segredo na diocese de Ruspe. 

No entanto, a notícia de que religiosos estavam se tornando bispos em segredo, chegou até o rei, que ordenou o exílio de cerca de 60 homens na ilha de Sardenha, e entre eles estava Fulgêncio.

No exílio, Fulgêncio de Ruspe usou suas habilidades de bom líder e chamou a atenção do rei, que ao notar sua influência, decidiu trazer o jovem de volta. Fulgêncio aproveitou o retorno à sua pátria para lutar contra os hegeres arianos, e nesse período também escreveu muitas obras.

Santo Fulgêncio faleceu aos 68 anos de idade, no dia 1º de janeiro de 533, após uma vida pregando a caridade como "o caminho que conduz ao céu". Além de bispo de Ruspe, Fulgêncio foi um grande teólogo da Igreja africana e seguidor fiel da doutrina de Santo Agostino.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!