Calendário 2020



Dia de Santo Francisco Marto próximos anos




4
Abril de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Francisco Marto
4
Abril de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Francisco Marto
4
Abril de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Francisco Marto
4
Abril de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Francisco Marto
4
Abril de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Francisco Marto

O Dia de Santo Francisco Marto é comemorado no dia 4 de abril em homenagem ao homem que dedicou sua vida para a conversão dos pecadores.

Francisco Marto nasceu no dia 11 de Junho de 1908, em Portugal. E pelo que se sabe de sua história, desde criança ele havia uma forte sensibilidade e inclinação para o caminho religioso.

Ainda quando jovem, ele, sua irmã e sua prima enquanto pastoreavam o rebanho da sua família tiveram uma aparição rara da Santíssima Mãe de Deus, que naquele momento estava procurando por crianças privilegiadas para seguir o caminho sagrado. Ela os convidou a rezarem para a humanidade e pela conversão dos pecadores. 

De acordo com a tradição católica, das mãos da Santíssima saiu uma forte luz que penetrou todas as crianças que ali estavam. Essa luz tocou o íntimo das crianças, onde cada uma delas se sentiram imersas na presença de Deus. Esse momento mudou a vida de Francisco, onde dali em diante ele sabia que o seu caminho deveria ser o caminho apontado pela própria santa.

Ainda jovem, Francisco se dedicou quase que exclusivamente à vida espiritual. Ele orava constantemente com muito fervor e conseguia ter uma verdadeira comunhão com Deus. Ele, a cada dia que passava, renunciava aos seus desejos de criança e também aos seus gostos pessoais, a fim de perseguir uma vida disciplinada apenas destinada ao Senhor. Seu espírito era purificado a cada dia na medida do seu esforço, que já era surpreendente se levarmos em consideração a sua idade.

Sua irmã, Jacinta, também seguia o mesmo caminho. Porém, pouco tempo depois, os dois irmãos contraíram pneumonia e acabaram vivendo na cama por um bom período de suas vidas.

Francisco não conseguiu suportar a doença e acabou falecendo, mas muito orgulhoso de sua escolha e da vida que levou. Mesmo jovem, o menino reconheceu que todo esforço para confortar Jesus Cristo era pequeno, e em razão do seu amor pela palavra e pela vida religiosa, ele morreu com um sorriso nos lábios.

Todos os dias Francisco se dedicava para pedir perdão e reparação pelas ofensas dos pecadores. Ele se ofereceu como sacrifício e rezou arduamente, procurando o perdão divino. Seus esforços demonstram que ele, mesmo novo, já tinha um entendimento de todo o evangelho de uma maneira muito mais profunda do que os adultos que estavam à sua volta.

No dia 4 de abril, o menino veio a falecer em função da sua doença, e no dia 13 de maio de 2001 o jovem foi beatificado pelo papa João Paulo II. A festa em sua homenagem foi escolhida para o dia de sua morte.

A história do pequeno Francisco de Marto nos demonstra que a vida espiritual não está totalmente atribuída a uma idade específica, e sim a um chamado e sensibilidade individual. O jovem já sabia reconhecer que todos os seus esforços deveriam ser voltados para Deus e para a Santíssima Mãe de Deus, que lhe abençoou e o escolheu para esta árdua missão.

Além de Francisco, sua irmã que também estava no recinto e também havia sido escolhida, foi beatificada anos mais tarde.




Outras Datas Comemorativas

26
Fevereiro - Dia do Comediante
26
Outubro - Dia de Santo Evaristo
28
Março - Dia de São Gontrão
1
Setembro - Dia do Bailarino(a)
13
Agosto - Dia dos Encarcerados

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!