Calendário 2020



Dia de Santo Filipe próximos anos




26
Maio de 2018 ( Sábado ) - Dia de Santo Filipe
26
Maio de 2019 ( Domingo ) - Dia de Santo Filipe
26
Maio de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Filipe
26
Maio de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Filipe
26
Maio de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Filipe

O Dia de Santo Filipe é celebrado em 26 de maio.

Santo Filipe ou Filipe Néri, nasceu em 21 de julho de 1515, na cidade de Florença, na Itália. Ele era filho de Francesco e Lucrezia Néri, uma família rica de Florença.

Lucrezia faleceu quando Filipe ainda era criança e ele foi educado pela sua madrasta, junto de suas irmãs Caterina e Elisabetta. Ele chegou a ter um terceiro irmão, mas este faleceu ainda muito jovem.

Filipe era um menino bondoso, alegre, leal e bastante inteligente. Cresceu e estudou em Florença e trabalhou junto de seu pai que alternava a profissão liberal com a de notário.

Francesco era bastante religioso e tinha amizade com os dominicanos e os frades e tentava passar os ensinamentos religiosos ao filho, mas nessa época Filipe não demonstrava vocação para a vida religiosa, apesar de frequentar a igreja regularmente.

Quando completou 20 anos de idade, Filipe recebeu o convite de uma família nobre e rica de Roma para ser o tutor de seus filhos e para lá ele foi. Nesse período, Filipe também aproveitou para estudar Filosofia e Teologia com os agostinianos.

Ele ficou mais próximo da religiosidade e como tinha o espírito alegre e alto astral, posteriormente ficou conhecido como o Santo da Alegria, principalmente por sua famosa frase que dizia: "longe de mim o pecado e a tristeza!".

Quando não estava na Igreja ou trabalhando como tutor, Filipe praticava caridade junto aos pobres e necessitados com muito entusiasmo. Quando tinha 36 anos, ele se tornou sacerdote e formou um grupo de religiosos para conversarem sobre os problemas da região e para rezar e estudar o Evangelho.

São Filipe Néri faleceu em 26 de maio de 1595, aos 79 anos de idade, após alguns anos onde alternava entre doenças e sua recuperação. Foi beatificado em 1614 pelo Papa Paulo V e canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!