Calendário 2020



Dia de Santo Evódio próximos anos




6
Maio de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santo Evódio
6
Maio de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Evódio
6
Maio de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Evódio
6
Maio de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Evódio
6
Maio de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Evódio

O Dia de Santo Evódio é celebrado em 6 de maio na Igreja Católica e em 7 de setembro na Igreja Ortodoxa.

Santo Evódio ou Evódio de Antioquia nasceu em Antioquia-nos-Orontes, uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orontes, onde atualmente fica a Antáquia, na Turquia. A data de seu nascimento é desconhecida e, inclusive, muito pouco se sabe sobre a vida de Evódio.

Relatos revelam que Evódio era pagão e que foi convertido ao cristianismo por Pedro, que foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Evódio também teve o privilégio de conhecer Jesus pessoalmente e foi um dos setenta e dois discípulos instruídos diretamente por ele e enviado para várias localidades da Palestina para difundir a palavra de Deus.

Nos Atos dos Apóstolos, conta-se que as comunidades judias e pagãs de Antioquia foram uma das primeiras a receberem os missionários cristãos. 

Naquela época, essa cidade era um centro cosmopolita e opulento, com muita influência do helenismo, que foi a concretização de um ideal de Alexandre: levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.

A tradição cristã conta que Pedro teria sido o primeiro bispo de Antioquia e que liderou a consolidação da Igreja Católica ali, deixando Evódio como o seu sucessor quando partiu para Roma, na Itália.

Evódio foi então um bispo de Antioquia, reinando do ano 53 ao ano 68 d.C. Santo Evódio faleceu no ano 69 d.C., na cidade de Antioquia e foi um dos primeiros santos identificáveis da Igreja Católica.

Ele também foi um dos primeiros mártires da Igreja Católica e esse nome, inclusive, foi Evódio quem deu aos seguidores de Cristo, conforme conta uma antiga tradição cristã.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!