Calendário 2019



Dia de Santo Euquério próximos anos




20
Fevereiro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Euquério
20
Fevereiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Euquério
20
Fevereiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Euquério
20
Fevereiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Euquério
20
Fevereiro de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santo Euquério

O Dia de Santo Euquério é comemorado no dia 20 de fevereiro em homenagem ao servo penitente, que lutou corajosamente para que os bens da Igreja não fossem tomados pela ganância dos reis.

Sabe-se que Euquério era francês, não há relatos sobre sua infância, mas bem cedo, ainda na adolescência, ingressou na vida religiosa na Congregação Lumièges, próximo ao Sena.

Muito inteligente, Euquério entregou-se ao trabalho religioso, não apenas na doutrina, mas na defesa dos interesses da Igreja.

A penitência e a defesa dos bens da Igreja eram suas bandeiras, e também os motivos que o levaram a ocupar o bispado. Mesmo diante do poder do Rei Carlos Martel, o bispo jamais se calou, e não se intimidava com suas ameaças.

Uma vida de extrema dedicação

Santo Euquério era um servo dedicado, de profunda reflexão e meditação, era estudioso assíduo das escrituras de São Paulo, que sintetizam:

·   ·   ·   A supremacia de Deus em tudo.

Acreditava que os tesouros eternos valiam mais que qualquer bem material, por isso, mantinha sua calma inigualável e não se calava em propagar ao povo a maneira correta de ser cristão.

Dedicou sete anos seguidos ao isolamento e meditação em um templo na Normandia. Neste período, entregou-se por completo à meditação e à penitência, lembrava a vida do povo eremitas do oriente.

Um tempo depois, enquanto ainda estava em reclusão, com o falecimento do seu tio que era bispo em Orleans, foi escolhido para assumir o cargo.

Com muita emoção Euquério não se viu preparado para aceitar tal oferta, porém foi convencido e assumiu os trabalhos com total dedicação. Suas ações foram dinâmicas, pois:

·   ·   ·   Priorizava recuperar os bens da Igreja, confiscados pelo Governo.

Mas as ressalvas em relação à maneira como defendia não apenas a moral cristã, mas o patrimônio da Igreja, nem sempre agradava à monarquia.

Motivo pelo qual o Rei conseguiu que São Euquério fosse transferido para a Alemanha. Na comunidade de Colônia, foi bem recebido e logo seu fervor como bispo que defendia a Igreja, como instituição, encantou a todos os membros.

Para o Rei Martel, o desejo era afastar em definitivo o bispo Euquério e fez de tudo para que fosse isolado, bem distante, na cidade de Liège.

E foi lá que, no dia 20 de Fevereiro do ano 738, o bispo Euquério foi chamado por Deus, na época de sua morte estava no exílio Trondom, na Alemanha e a suas relíquias estão até hoje na congregação Mastrichiti.

Santo Euquério foi memorável na maneira que conduziu sua vida e daqueles que com ele conviveram. Talvez pelo designío que sua mãe recebeu em sonho de que ele seria um homem da Igreja o fez um célebre administrador.

Sempre calcado na justiça e na coerência, Santo Euquério é respeitosamente reconhecido pela Igreja Católica por:

·   A sabedoria está naquele que valoriza os tesouros do céu;

·   A humildade necessária para ter direito a estar no reino celestial.

Por isso, no dia 20 de Fevereiro celebremos o dia de Santo Euquério,  com comemorações tanto na Alemanha como na França. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!