Calendário 2020



Dia de Santo Estanislau próximos anos




11
Abril de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Estanislau
11
Abril de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Estanislau
11
Abril de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Estanislau
11
Abril de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Estanislau
11
Abril de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Estanislau

O Dia de Santo Estanislau é comemorado no dia 11 de abril em homenagem ao bispo de Cracóvia, na Polônia, onde nasceu, cresceu e trabalhou, sendo considerado um santo e mártir pela Igreja Católica.

A vida de Santo Estanislau

Estanislau nasceu em 26 de julho de 1030, em Szczepanów, na Cracóvia (Polônia), filho de pais muito pobres. Seus primeiros estudos foram concluídos através dos beneditinos de sua diocese. Indo para a Bélgica, terminou os estudos na conhecida escola de Liège.

Em seu retorno a Cracóvia, distinguiu-se pelo zelo pastoral e pelas iniciativas tomadas, sempre com caridade e inteligência. Depois da morte do bispo de Cracóvia, foi nomeado para o cargo pelo Papa Alexandre II.

Nos primeiros anos de bispado, teve o apoio do rei Boleslau II, que consentia e apoiava a obra de evangelização em toda a região, além de incentivar a formação de um clero local, que, com o tempo, deveria substituir os monges beneditinos na administração da Igreja na Polônia.

Estanislau conseguiu fama como pregador, sendo também muito procurado como diretor espiritual. Sua reputação se tornou tão conhecida que muitos eclesiásticos e leigos vinham procura-lo de todas as partes da Polônia para consultas sobre problemas canônicos ou pessoais.

Desde sua nomeação como bispo, dedicou-se com energia à reforma da Igreja, tema tão desejado pelo Papa, exigindo que seu clero tivesse uma vida edificante e agradável a Deus, servindo como modelo e oferecendo sempre seus serviços em prol da caridade e da evangelização. O maior exemplo vinha dele próprio, que se dedicava com abnegação aos cuidados da Igreja.

Todos os anos Estanislau fazia visitas a todas as partes de sua diocese, corrigindo abusos e promovendo o sacramento do crisma, buscando reconciliar inimigos e reunir casais separados. Em seu poder sempre tinha uma lista dos pobres e viúvas da diocese, buscando atendê-los em todas as necessidades.

Inicialmente obteve a ajuda do rei Boleslau II, que o ajudava em todos os trabalhos de evangelização. No entanto, o rei se apaixonou por uma mulher, Cristina, que era casada e que ainda convivia com seu marido, Miecislau.

Apesar dos conselhos de Estanislau, que exigia que o rei seguisse os preceitos católicos e do sacramento do matrimônio, o rei não se conformou e mandou raptar Cristina. O bispo Estanislau ameaçou excomunga-lo, mas o rei não recuou.

Estanislau, então, cumpriu sua ameaça e Boleslau, enfurecido, ordenou sua execução, comandando em pessoa a invasão da Igreja de São Miguel, onde Estanislau celebrava uma missa.

O rei Boleslau, que comandou a Polônia de 1058 a 1079, é considerado na história por consolidar o Estado polonês, aumentando seus limites e valorizando suas terras, gerando nova organização fundiária e trazendo grandes reformas políticas e econômicas.

No entanto, também é lembrado pelas graves injustiças e pelo seu comportamento imoral na vida pessoal. Não aceitando a excomunhão, tomou a decisão mais radical, simplesmente eliminando Estanislau de sua convivência.

Segundo a história, em virtude de os guardas não se prestarem a matar o bispo, ele próprio cometeu o assassinato no dia 11 de abril de 1079, data em que o santo é celebrado mo mártir e como defensor da fé cristã.

Venerado pelos poloneses desde sua morte, Estanislau foi canonizado em 17 de agosto de 1253 na Basílica de São Francisco de Assis e, desde então, seu culto foi difundido na Europa e na América do Norte. 




Outras Datas Comemorativas

29
Setembro - Dia Mundial do Coração
25
Julho - Dia do Motorista
2
Dezembro - Dia do Astrônomo
12
Outubro - Dia das Crianças
3
Abril - Dia de Santa Irene
13
Dezembro - Dia do Marinheiro

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!