Calendário 2018



Dia de Santo Elói próximos anos




1
Dezembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Elói
1
Dezembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Santo Elói
1
Dezembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Santo Elói
1
Dezembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Elói
1
Dezembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Elói

O Dia de Santo Elói é comemorado no dia 1 de dezembro em homenagem àquele que, com sua calma e bondade, conseguiu conquistar a devoção de muitas pessoas. 

Elói nasceu no ano de 588, na França. Era filho de camponeses modestos e sua única herança foi uma boa educação no cristianismo e a chance de se formar como ourives, habilitação desempenhada habilmente, inclusive.

Elói era calmo, sereno e toda a sua vida era vivida praticamente como um monge. Ele normalmente usava todo o dinheiro que ganhava para ajudar os mais pobres e abandonados, assim como se mantia longe das diversões da vida.

Um homem habilidoso nas artes

Sua fama não demorou muito para chegar aos ouvidos do rei Clotário em Paris, que o convidou para fazer um trono de ouro. Todo o metal foi deixado pelo rei, onde Elói fez dois tronos e aproveitou muito bem o material disponibilizado. Confiando completamente na honestidade do ourives, o rei o contratou para tomar os cuidados necessários com o tesouro real.

Ainda nessa época, Elói fez muitas outras obras religiosas importantes, como:

O túmulo de São Martinho de Tours;

O mausoléu de São Dionísio.

Todo o dinheiro que conseguia arrecadar era revertido para a revitalização dos mosteiros e obras de misericórdia.

Como você já pode perceber,  Elói já vivia uma vida santa muito antes de pensar em ingressar completamente para a vida religiosa e sacerdotal. 

Elói foi abençoado com uma vida marcada pela preocupação com os pobres e necessitados

Em 639 foi quando Santo Elói realmente ingressou para a vida religiosa e apenas dois anos depois foi consagrado como Bispo de Noyon, na região de Flandres.

Seus trabalhos de evangelização foram completamente voltados para a campanha no norte da França, Holanda e Alemanha.

Elói acabou nos deixando no dia 1 de dezembro de 660, ocorrido na Holanda em uma grande uma missão evangelizadora. O Santo acabou sendo considerado padroeiro dos joalheiros e ourives.

Santo Elói evitou o luxo e preferiu viver na pobreza e piedade

Durante toda a sua vida, o santo se dedicou à pobreza e piedade, mesmo trabalhando diretamente com os metais mais valiosos.

Podemos considerar que o Elói foi um verdadeiro exemplo de humildade, dedicação e caridade. Suas pregações, cheias de entusiasmo, eram determinantes para as conversões, para as regiões envolvidas com o paganismo e a adoração de deuses, por isso a sua presença foi muito importante.

Durante os seus últimos dezenove anos de vida, Elói evitou completamente o luxo e viveu apenas na piedade e pobreza, assim como ele realmente acreditava estar mais perto de uma vida voltada para fé.

Toda a sua integridade profissional fez do santo uma pessoa realmente conhecida e querida pelas autoridades da época e também por todo o povo.

Falecimento e santidade de Santo Elói

Santo Elói faleceu em 1 de dezembro e logo após esse fato, a história de sua vida se espalhou e sua santidade foi promulgada por toda França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo e bispo Aldoeno que tornou pública a sua biografia.

Existe atualmente uma festa de Santo Elói, que é comemorada no dia da sua morte, onde joalheiros, ourives, ferramenteiros, celeiros, ferreiros, comerciantes de cavalos, garagistas, metalúrgicos e outros comemoram e o consideram como um padroeiro.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!