Calendário 2020



Dia de Santo Eleutério próximos anos




30
Maio de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Eleutério
30
Maio de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Eleutério
30
Maio de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Eleutério
30
Maio de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Eleutério
30
Maio de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Eleutério

O Dia de Santo Eleutério é comemorado no dia 30 de maio.

Existem duas datas comemorando São Eleutério. A primeira, em 30 de maio, quando se comemora o décimo terceiro papa da Igreja Católica, cujo papado ocorreu durante os anos de 174 e 189, e o dia 20 de setembro, quando se comemora São Eleutério, bispo, que viveu no século VII da Era Cristã.

Em razão de terem vivido nos primórdios da Igreja, poucas informações nos chegaram sobre ambos.

A vida do Papa São Eleutério

O primeiro dos santos, que teria tido seu papado entre os anos de 174 e 189, parece ter sido de origem albanesa, sendo o sucessor de São Sotero. Em grego, seu nome tem o significado de Libertador.

Segundo os registros históricos, seu pontificado foi um período de paz para a Igreja, uma vez que o imperador Cômodo, embora execrado pela aristocracia romana, não se dedicou à perseguição dos cristãos.

A tradição conta que São Eleutério recebeu cartas de Lúcio, então rei de uma parte da Bretanha, solicitando o envio de missionários para instruir o povo na fé cristã. Atendendo ao pedido, São Eleutério deu início a uma obra de evangelização através dos padres, também hoje reconhecidos como santos, Damião e Fugácio que, primeiramente, batizaram o rei Lúcio, a rainha e grande parte da população da Bretanha.

A história, embora tida como real pela Igreja, não é reconhecida pelos historiadores, por não ter bases concretas em relatos da Bretanha.

Um fato concreto sobre o pontificado de Eleutério é a resolução de questões de origem e tradição hebraica, ainda praticadas pelos cristãos, principalmente com relação à alimentação. Os judeus possuíam diversas regras sobre alimentos puros e impuros e Eleutério foi o responsável pela reformulação das regras, libertando os cristãos das restrições aplicadas pelos judeus.

A medida se fez necessária, principalmente porque o cristianismo estava sendo levado para culturas diferentes, que não viam qualquer razão na adoção de costumes que faziam parte apenas da tradição judaica.

De acordo com a Igreja Católica, o pontificado de Eleutério ficou marcado pela luta contra uma das doutrinas heréticas do princípio do cristianismo, a doutrina montanista, um movimento caracterizado pelo retorno ao profetismo, com rigoroso ascetismo, inclusive com a manutenção da castidade no casamento e a proibição de segundas núpcias. A doutrina montanista incentivava os cristãos a não fugir às perseguições e a se oferecer voluntariamente ao martírio.

Durante o pontificado de Eleutério estabeleceu-se o hábito de conceituar o papa como sucessor de Pedro, além do estabelecimento das primeiras normas para a celebração da Páscoa cristã.




Outras Datas Comemorativas

13
Agosto - Dia dos Encarcerados
24
Maio - Dia do Detento
19
Novembro - Dia da Bandeira
20
Março - Dia da Agricultura
13
Fevereiro - Dia de São Martiniano

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!