Calendário 2020



Dia de Santo Atanásio próximos anos




2
Maio de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Atanásio
2
Maio de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Atanásio
2
Maio de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Atanásio
2
Maio de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santo Atanásio
2
Maio de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Atanásio

O Dia de Santo Atanásio é celebrado em 2 de maio no cristianismo ocidental, em 15 de maio na Igreja Ortodoxa Copta e em 18 de janeiro nas demais igrejas orientais. 

Atanásio de Alexandria, também conhecido como o Grande, o Confessor e o Apostólico, nasceu no ano 296, na cidade de Alexandria, no Egito. Ainda adolescente, ele foi considerado uma das figuras mais inteligentes da cidade, que fervilhava de cultura e era o retrato da diversidade política e étnica do mundo greco-romano.

Relatos revelam que Atanásio gostava de discursar e que seus discursos eram contagiantes e empolgavam os ouvintes com sua argumentação bíblica, por sua ética e por sua defesa da doutrina cristã.

Atanásio também lutou contra os hereges - grupo de pessoas com opiniões contrárias ao cristianismo - apontando os erros que eles cometiam e mostrando que Cristo é verdadeiramente homem e Deus.

Ele foi sucessor do bispo Alexandre, assim que ele morreu, e foi escolhido tanto pelo clero, quanto pelo povo para assumir essa posição. O bispado de Atanásio durou 46 anos e foi repleto de sofrimento, por causa da perseguição aos cristãos.

O imperador, perseguidor dos cristãos, apoiava o arianismo, uma doutrina que negava o caráter divino e não acreditava na Santíssima Trindade e espalhou calúnias terríveis para a população, que afetavam o bispo.

Por esse motivo, Atanásio foi exilado por cinco vezes seguidas, mas suportou tudo isso com muita paciência e determinação. Graças à suas atitudes e bondade, Atanásio foi considerado um exemplo de fé e também chamado de doutor da Igreja.

Santo Atanásio faleceu dormindo em 2 de maio de 373, aos 77 anos de idade, em Alexandria, no Egito.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!