Calendário 2020



Dia de Santo Anselmo próximos anos




21
Abril de 2018 ( Sábado ) - Dia de Santo Anselmo
21
Abril de 2019 ( Domingo ) - Dia de Santo Anselmo
21
Abril de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Anselmo
21
Abril de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Anselmo
21
Abril de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Anselmo

O Dia de Santo Anselmo é celebrado em 21 de abril.

Anselmo de Cantuária, também conhecido sob os nomes de Anselmo de Aosta e Anselmo de Bec, nasceu no ano 1033, na cidade de Aosta, localizada no Reino da Borgonha, onde atualmente se encontra o sul-sudeste da França. Ele era filho de Gundulfo e Ermemberga e formavam uma família bastante rica e que possuía fortes relações com a Casa de Saboia, uma das mais antigas famílias nobres europeias.

Mesmo nascido em uma família nobre, Anselmo desejava ter uma vida monástica já aos 15 anos de idade e, apesar de seu pai aceitar sua vontade, ele foi recusado no mosteiro pelo abade. Anselmo ficou tão desapontado, que desenvolveu uma doença psicossomática, que é quando uma doença tem seu princípio na mente.

Mais tarde, quando Anselmo já estava recuperado, decidiu parar de estudar e levar uma vida sem preocupações. Foi nesse período que sua mãe faleceu. Quando tinha 23 anos, Anselmo saiu de casa e viajou por toda a França e aos 27 anos, finalmente entrou para a abadia como noviço.

Em 1066, Anselmo se tornou prior na Abadia de Bec, transformando o local em um importante centro de aprendizado monástico e, inclusive, acabou se tornando um dos maiores latinistas do seu tempo.

Anselmo fez inúmeras viagens para a Inglaterra, devido aos interesses que seu monastério tinha nesse país, e acabou ganhando a simpatia dos Reis Guilherme I, o Conquistador, e Guilherme II, o Ruivo e acabou sendo convidado para ser arcebispo de Canterbury e reformar a Igreja na Inglaterra.

Anselmo aceitou o convite mas recusou ser consagrado até que Guilherme II reconhecesse o papa Urbano II. Ele foi reconhecido, Anselmo aceitou ser consagrado, mas após um tempo Guilherme II insistia novamente em não reconhecer o papa, o que fez Anselmo abandonar a Inglaterra e só voltar para lá após a morte do rei.

Santo Anselmo teve paz em seu cargo nos seus últimos anos de vida e faleceu em 21 de abril de 1109, aos 76 anos, em Cantuária, uma cidade do sudeste da Inglaterra. Ele foi canonizado em 1720, pelo Papa Clemente XI.




Outras Datas Comemorativas

29
Setembro - Dia do Anunciante
12
Fevereiro - Dia de Santa Eulália
16
Dezembro - Dia do Reservista
25
Abril - Dia do Contabilista

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!