Calendário 2020



Dia de Santo Ângelo próximos anos




5
Maio de 2018 ( Sábado ) - Dia de Santo Ângelo
5
Maio de 2019 ( Domingo ) - Dia de Santo Ângelo
5
Maio de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Ângelo
5
Maio de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Ângelo
5
Maio de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Ângelo

O Dia de Santo Ângelo é celebrado em 5 de maio em homenagem ao padroeiro da Itália e é invocado em situações de grande necessidade.

Ângelo da Sicília, também conhecido como Ângelo de Jerusalém e Ângelo de Licata, nasceu no ano 1185, em Jerusalém. Sua família era judaica, mas Ângelo e seu irmão João foram batizados como cristãos, após sua mãe se converter ao cristianismo.

Quando completou 18 anos, Ângelo entrou para a Ordem do Carmo, em um mosteiro da Palestina e aos 28 foi ordenado sacerdote. Relatos contam que nesse período ele recebeu muitas graças, como por exemplo, o dom de prever acontecimentos e de fazer milagres.

Quando tinha 34 anos, Ângelo foi enviado a Roma para que pudesse defender os interesses de sua Ordem e lá conheceu Francisco de Assis, de quem previu a morte pelo martírio. Logo após foi para a Sicília, onde trabalhou para converter os hereges cátaros ao cristianismo.

A heresia é uma doutrina contrária ao cristianismo, que se baseava na crença da existência de dois deuses, um do bem (Deus) e outro do mal (Satã), que teria criado o mundo material e mal. E entre os hereges que Ângelo tentou converter estava Berengário, um cavaleiro que estava vivendo um incesto, ou seja, mantinha relações íntimas com um parente próximo.

Ângelo convenceu a companheira de Berengário a deixá-lo e ela o fez. Com raiva, o cavaleiro matou Ângelo em frente à Igreja de São Filipe e São Tiago, que ficava em Licata. O religioso foi atacado por Berengário, lhe causando ferimentos que levaram à sua morte quatro dias após o ataque. Antes de morrer, Ângelo pediu que seu assassino fosse perdoado e depois foi enterrado na própria igreja.

Santo Ângelo faleceu em 5 de maio de 1220, aos 35 anos de idade, em Sicília, na Itália. Ele foi canonizado no século XV pelo Papa Pio II. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!