Calendário 2019



Dia de Santo Ambrósio próximos anos




7
Dezembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Ambrósio
7
Dezembro de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santo Ambrósio
7
Dezembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Ambrósio
7
Dezembro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Ambrósio
7
Dezembro de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Ambrósio

O Dia de Santo Ambrósio é comemorado no dia 7 de dezembro.

Aurélio Ambrósio, conhecido como Santo Ambrósio, nasceu provavelmente em 340, sem lugar definido, e morreu em 4 de abril de 397 em Mediolano, atual Milão, onde exerceu as funções de arcebispo, tendo se tornado um dos mais influentes membros do Cléo católico em sua época.

Também foi prefeito consular da Ligúria e de Emília, antes de se tornar bispo da cidade por aclamação popular. Era um fervoroso adversário do arianismo, heresia que negava a divindade de Jesus Cristo.

A tradição atribui a Ambrósio a criação do canto antifonal, um estilo onde o coro responde de forma alternada ao canto de outro, além da composição de “Veni Redemptor Gentium”, hino natalino.

Ambrósio é considerado um dos quatro doutores da Igreja, sendo um dos influenciadores de Santo Agostinho.

A vida de Santo Ambrósio

Ambrósio nasceu numa família cristã do Império Romano, sendo criado em Augusta Treveroro, atual Trier, na Alemanha, que era a capital da Gália Bélgica. Seu pai também tinha o mesmo nome, tendo sido prefeito pretoriano da Gália, e sua mãe é lembrada como mulher inteligente e piedosa. Seus irmãos, Sátiro e Marcelina, também são venerados como santos.

A tradição conta que, quando criança, Ambrósio teve seu rosto coberto por um enxame de abelhas, que deixou uma gota de mel. O pai atribuiu o fato a uma visão do futuro de Ambrósio, como um sinal de sua eloquência, sendo considerado como “língua de mel” pelo seu poder de influência. O santo, até hoje, é retratado com abelhas e colmeias.

O pai de Ambrósio morreu quando ele ainda era criança, e o menino seguiu na mesma profissão, sendo educado em Roma e tendo estudado literatura, direito e retórica. O prefeito pretoriano da Itália, então Sexto Cláudio Petrônio Probo, ofereceu-lhe uma posição em seu conselho e o tornou prefeito consular na região de Milão.

Permanecem em suas funções até 374, ao ser aclamado bispo da cidade. Ambrósio sempre foi muito popular e, como tinha sido governador da principal cidade ocidental do Império Romano, estava sempre junto à corte do Imperador Valentiniano I.

Em sua época, havia uma profunda divisão entre os fiéis na diocese de Milão, colocando de um lado os católicos, considerados nessa categoria todos os cristãos da época, e os arianos.

O bispo de Milão, Auxêncio, também ariano, morreu e seus partidários tentaram eleger um sucessor. Ambrósio, então, correu até a igreja onde a eleição estava sendo realizada, com o objetivo de impedir outro ariano coordenando a diocese e seu discurso foi interrompido pelos gritos de “Ambrósio, bispo”.

Embora considerado por ser católico, Ambrósio tolerava os arianos por conta da forma caridosa com que tratava os temas teológicos envolvidos no antagonismo. Em princípio, recusou-se a aceitar o cargo, já que não estava preparado para isso. Não tinha sido batizado e nem estudara teologia.

Ao ser nomeado, tentou fugir e se esconder, mas seus partidários o entregaram e, em uma semana, foi batizado, ordenado e consagrado como novo bispo de Mediolano.

Em sua atuação como bispo, adotou ume estilo de vida asceta, doando dinheiro para os pobres, entregando suas terras para quem necessitava e deixando apenas uma parte reservada para sua irmã Marcelina, que se tornaria freira, deixando as terras para Sátiro.

Por influência de Ambrósio, os imperadores Graciano, Valentiniano II e Teodósio I passaram a perseguir o paganismo, emitindo, também por influência do santo, os 391 decretos que toraram ilegais as práticas pagãs, culminando com a remoção do altar da Vitória do Senado Romano.

Teodósio morreu em Mediolano em 395 e, dois anos depois, no dia 4 de abril de 397, Ambrósio também faleceu, sendo sucedido por Simpliciano. O corpo do santo ainda hoje pode ser venerado na Basílica de Santo Ambrósio, em Milão, onde também estão os corpos dos mártires Gervásio e Protásio.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!