Calendário 2020



Dia de Santo Agapito I próximos anos




28
Abril de 2018 ( Sábado ) - Dia de Santo Agapito I
28
Abril de 2019 ( Domingo ) - Dia de Santo Agapito I
28
Abril de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Agapito I
28
Abril de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Agapito I
28
Abril de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Agapito I

O Dia de Santo Agapito I é comemorado pela Igreja Ortodoxa em 28 de abril, que é o dia da sua morte. Já pela Igreja Católica, o dia é comemorado em 20 de Setembro. 

A vida do Santo Agapito I

Santo Agapito I pertencia a uma família senatorial romana ilustre. Não se sabe ao certo sua data de nascimento. Ele teve seu palácio no Celio, próximo ao da família Gregório, muito conhecido como Gregório o Grande.

O pai de Agapito tinha sido um dos sacerdotes mortos por apoiantes de Lorenzo, em ataque armado que ocorreu em setembro 502. Sua história parece estar relacionada com São Gregório Magno e São Félix IV.

Santo Agapito I foi o filho do padre Giordano, reitor da Igreja de SS. Giovanni e Paolo no Celio, em Roma, que foi lembrado por ser abatido durante o cisma, como um seguidor de Symmachus.

Foi eleito Papa em 13 de Maio 535, mas seu reinado durou pouco mais de onze meses. Um período durante o qual o Imperador do Oriente Justiniano conseguiu conquistar o resto do Oriente Médio e grande parte do norte da África.

Em seguida, desembarcaram na Sicília e dirigiram suas tropas para Nápoles,  preparando-os para lançar o ataque final sobre Roma. O príncipe Theodatus, no entanto, conseguiu forçar o Papa Agapito, usando o "braço longo" imperial para embarcar em uma viagem difícil para Bizâncio.

Tempos depois, chegando em Constantinopla, Agapito foi recebido com todas as honras, mas não conseguiu impedir que as península italiana de Justiniano fossem reconquistadas.

Em Constantinopla, o Santo Agapito I, que trabalhou firmemente para o Bispo de Roma, onde foi eleito livremente pelo clero da Igreja pela sua dignidade, a partir desse momento passou a ser respeitados em todos os lugares.

Em seguida, foi enviado pelo rei dos godos, onde em Constantinopla defendeu a fé de uma forma plena e correta, e também foi onde descansou em paz.

A obra do Santo Agapito I

Santo Agapito I foi consagrado em 13 de maio de 535, como já dito anteriormente. Um ano depois, foi forçado pelo Rei gótico Theodatus para ir a Constantinopla com o intuito de conseguir alcançar a paz.

Em vez disso, obteve o reconhecimento significativo do primado de jurisdição de Roma. Agapito, após as fadigas da viagem, ficou muito doente e, devido às consequências extremas, veio a óbito, que aconteceu em 22 de abril de 536.

Seu funeral foi delibero conforme a sua magnificência, e seu corpo foi transportado de Constantinopla para Roma, onde foi sepultado na Basílica do Vaticano e enterrado no cemitério da Igreja de São Pedro.

São inúmeras as contribuições de Agapito para a humanidade. Seus escritos são levados em conta pela Igreja Católica, pois ele conseguiu deixar uma mensagem de que com fé e garra dá para seguir lutando em prol de um bem maior.

Santo Agapito I, apesar do pouco tempo como papa, conseguiu, no decorrer da sua vida, executar muitas obras, o que foi de fundamental importância para que após a sua morte fosse proclamado santo.




Outras Datas Comemorativas

31
Outubro - Dia do Saci
6
Março - Dia de Santa Coleta
27
Fevereiro - Dia de Santo Leandro
16
Abril - Dia Mundial da Voz

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!