Calendário 2019



Dia de Santo Adalberto próximos anos




23
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Adalberto
23
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Adalberto
23
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Adalberto
23
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Adalberto
23
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santo Adalberto

O Dia de Santo Adalberto é comemorado no dia 23 de abril.

Santo Adalberto, bispo de Praga, viveu no século X, martirizado em sua missão de converter os prussianos bálticos. Seu dia no calendário litúrgico da Igreja Católica é 23 de abril.

A vida de Santo Adalberto

Adalberto nasceu de uma família nobre tcheca, em Libice nad Cidlinou, na Boêmia, por volta de 956. Seu pai era um rico e independente governante do principado de Zlican, que tinha Praga como rival. A família de Adalberto era composta por cinco irmãos e um meio-irmão, filho de seu pai com outra mulher.

Adalberto era uma pessoa bastante educada, tendo estudado cerca de dez anos em Magdeburgo, sob a orientação de Santo Adalberto de Magdeburgo. Com a morte de seu mentor, tomou-lhe o nome e, por ser muito dotado e diligente, logo se tornou conhecido por toda a Europa.

Ao concluir seus estudos, retornou a Praga, tornando-se sacerdote. Ainda sem ter alcançado os trinta anos de idade, Adalberto se tornou bispo de Praga e, embora fosse descendente de uma família rica, podendo ter conforto e luxo, contentou-se em viver de forma pobre, por sua própria vontade.

Adalberto era conhecido pela sua prática da caridade, pela austeridade e pelos zelosos serviços prestados à Igreja. Seu trabalho de evangelização era muito dificultado em sua terra natal, em razão das crenças pagãs arraigadas. Ele combatia a poligamia e a idolatria, ainda muito comuns entre os tchecos, e se ressentia muito da participação dos cristãos batizados no comércio de escravos.

Em 989, renunciou ao cargo de bispo, deixando Praga e indo para Roma, onde viveu quatro anos como eremita no mosteiro de Santo Alexis. O Papa João XV, no entanto, o enviou de volta para a Boêmia, onde reassumiu a função de bispo.

Perto de Praga, Adalberto fundou o mosteiro de Brevnov, o primeiro naquelas terras. Contudo, a nobreza local ainda continuava a se opor ao seu ministério e, além disso, os altos componente do clero eram um fardo para ele.

Em 995, a antiga rivalidade entre seu pai e Praga acabou na tomada de Lídice e no assassinato de quatro de seus irmãos. O principado de Zlican tornou-se, então, parte do território de Praga.

Depois da tragédia, Adalberto não pôde mais permanecer na Boêmia, fugindo para a Hungria, deixando Strachkvas como seu sucessor. Strachkvas não assumiu o cargo, morrendo misteriosamente pouco tempo antes.

Da Hungria, Adalberto partiu para a Polônia, onde foi recebido calorosamente por Boleslaw, o Bravo. Depois de pouco tempo, continuou sua viagem para a Prússia, com a intenção de evangelizar os bárbaros.

Como era padrão para os missionários cristãos em terras bálticas, Adalberto tentou derrubar as árvores sagradas de carvalho, que eram adoradas pelos pagãos. Não atendendo às advertências dos pagãos, Adalberto foi executado por sacrilégio em 23 de abril de 997, na costa do mar Báltico, a leste de Truso (hoje Elblag). Há registros de que seu corpo foi comprado pelo seu peso em ouro por Boleslaw.

Adalberto, alguns anos após sua morte, foi canonizado como Santo Adalberto de Praga, tendo sua biografia escrita por vários autores. 

Em abril de 1997, o milésimo aniversário de seu martírio foi comemorado na República Tcheca, na Polônia, Alemanha e Rússia, além de outros países bálticos. A festa contou com a participação de representantes das Igrejas Católica, Ortodoxa Grega e Evangélica. Hoje, o santo é padroeiro da Boêmia, da Polônia, da Hungria e da Prússia.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!