Calendário 2020



Dia de Santo Acácio próximos anos




8
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Acácio
8
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Acácio
8
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Acácio
8
Maio de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santo Acácio
8
Maio de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santo Acácio

O Dia de Santo Acácio é celebrado em 8 de maio em homenagem ao padroeiro dos soldados, da cidade de Squillace, na Itália e também é invocado contra dores de cabeça.

Acácio, também conhecido como Agátio e Achacio, nasceu no ano 272 na Capadócia, Turquia. Ele foi um centurião, um oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava. Naquela época, estavam ocorrendo as perseguições de Diocleciano ou a chamada "Grande Perseguição", que foi a última e mais sangrenta perseguição aos cristãos no Império Romano.

O imperador Diocleciano, juntamente com seus colegas Maximiano, Galério e Constâncio Cloro emitiram ordens que exigiam que os cristãos cumprissem as "práticas religiosas tradicionais", que consistiam em adorar os deuses antigos romanos, que eram representados com a forma humana e possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos.

Aqueles que se negassem a cumprir a ordem eram perseguidos, presos e julgados. Se ainda assim persistissem em ser fiéis a Deus e não aos deuses romanos, eram torturados e mortos. Acácio era cristão e por não aceitar renunciar sua fé em Cristo para venerar os deuses romanos, foi executado após ser torturado com espinhos fincados em seu corpo. Isso aconteceu no dia 8 de maio de 303 em Bizâncio, na Turquia, quando ele tinha apenas 31 anos de idade.

Hoje ele é venerado pelas igrejas Católica e Ortodoxa. Suas relíquias foram transferidas para o mosteiro de Vivário, em Squillace, por volta do ano 630. E atualmente, as relíquias estão guardadas na catedral de Squillace, cidade onde o santo é venerado.

Ele é invocado contra as dores de cabeça e para a proteção dos soldados e, em geral, é representado como um soldado vestido com cota de malha e escudo tendo na mão um punhado de espinhos, símbolo do seu martírio. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!