Calendário 2020



Dia de Santo Abôndio próximos anos




2
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Abôndio
2
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Abôndio
2
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Abôndio
2
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Abôndio
2
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santo Abôndio

O Dia de Santo Abôndio é comemorado no dia 2 de abril em homenagem ao bispo italiano que brigou por causas políticas e religiosas pela Igreja Católica.

Assim como vários outros importantes personagens históricos da tradição católica, poucas informações são encontradas a respeito dos anos iniciais da vida de Abôndio. Inclusive, existe um forte debate a respeito da sua origem, onde alguns estudiosos acreditam que ele tenha nascido na Grécia e outros creem que ele tenha nascido em outra região desconhecida em função do seu nome, que é de origem latina.

Os relatos da vida de Abôndio só começam a ser documentados após a sua nomeação de bispo, no dia 17 de novembro do ano de 440. Sua nomeação foi feita na cidade de Como, na Itália, e a partir desse momento é que temos informações críveis a respeito de sua vida.

Apesar de ter sido nomeado para dirigir uma diocese na cidade de Como, Abôndio trabalhou pouco naquela região. Pouco tempo depois ele havia sido chamado pelo papa Leão Magno para trabalhar em Roma. Uma das principais razões para essa decisão era que Abôndio era um teólogo muito conceituado, e tinha um profundo conhecimento de latim e grego - todas as habilidades que eram imprescindíveis para que a Igreja conseguisse seu sucesso naquela região.

Uma das principais missões de Abôndio foi se apresentar junto ao papa Leão Magno para o imperador Teodósio II. Nessa missão, seu objetivo era restabelecer a fé que havia sido desgastada por um antigo conflito com o bispo Nestório. 

Nestório foi o homem responsável por criar o que hoje se conhece como “nestorianismo”. O nestorianismo é uma doutrina que eliminava a divindade de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Essa doutrina causou profundos problemas políticos dentro e fora da Igreja, e essa heresia no período do imperador Teodósio II causava grande conflito.

A missão de Abôndio junto ao papa demorou cerca de dois anos. Um dos motivos era o altíssimo risco que a defesa da Igreja Católica poderia ocasionar, caso o imperador Teodósio II se sentisse contrariado (ou até mesmo “atacado”). Somente após a morte de Teodósio II e com a sucessão do trono pelo imperador Marciano foi possível criar uma discussão sobre esse delicado assunto.

Em 450, Abôndio organizou e realizou um Concílio para que a questão fosse decidida através de argumentos teológicos e filosóficos. Todos baseados na palavra sagrada. Defendendo com tenacidade a natureza de Cristo, o bispo italiano conseguiu manter a tradição católica e também pode acabar de vez com as heresias que estavam sendo cometidas.

Em 451, após o seu sucesso com o imperador Marciano - que inclusive documentou e aprovou toda a resolução do concílio - Abôndio foi recebido com festas pelos fiéis. Naquele momento, ele havia se tornado uma das figuras mais importantes da Igreja Católica.

Após mais uma missão similar, o bispo pode voltar para Como e viver o resto do seu sacerdócio com uma maior tranquilidade. Ele foi reconhecido na sua cidade como um homem de extremo conhecimento religioso. Ele conseguiu converter uma legião de fiéis por onde passou.

Em 2 de abril de 469, Abôndio acabou falecendo no dia da Páscoa. As informações sobre a sua canonização não são amplamente conhecidas, e o que se sabe é que os fiéis italianos comemoram uma festa no dia 31 de agosto em sua homenagem. Todavia, a sua festa oficial ocorre no dia da sua morte (2 de abril).





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!