Calendário 2020



Dia de Santa Zita próximos anos




27
Abril de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Zita
27
Abril de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santa Zita
27
Abril de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Zita
27
Abril de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Zita
27
Abril de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Zita

O Dia de Santa Zita é comemorado no dia 27 de abril em homenagem à santa padroeira das empregadas domésticas.

Zita nasceu no ano de 1218, na cidade de Luca,  na Itália. Não existem muitas informações em relação à sua família, mas suspeita-se que ela tenha sido membro de uma família com pouquíssimas posses.

Ainda quando jovem, Zita foi colocada para trabalhar na casa das nobres famílias de sua região. Seu trabalho, desde cedo, era uma tentativa de não se tornar um “peso financeiro” para sua família, que passava necessidades.

Todavia, durante seu trabalho, era declarado abertamente que ela não recebia um tostão - Zita trabalhava como uma espécie de “escrava”. e tudo que recebia era em forma de comida, roupas e moradia (em determinado momento foi também oferecido a jovem a possibilidade da posse de um bom dote para o seu futuro casamento, porém ele só era válido se a família do esposo a acolhesse integralmente).

Por durante 30 anos de sua vida, Zita trabalhou como empregada doméstica. Ela não era bem tratada na família em que trabalhava e sempre costumava passar por problemas com seus patrões e até mesmo outros funcionários da casa. Ainda assim, a jovem mulher aguentou todas as injustiças com sua fé e humildade. Ao longo dos anos, Zita desenvolveu uma resiliência que seria um dos seus maiores atributos.

Em meio aos seus anos de trabalho como empregada doméstica, Zita nunca largou sua fé e sempre se dedicou para ajudar as pessoas que estavam em uma condição pior que a sua. O pouco que recebia em roupas e até mesmo em comida ela costumava doar se considerasse como extra para a sua sobrevivência.

Ao longo dos anos, todas as suas boas ações passaram a ser reconhecidas pelos mais pobres de Luca, e com o tempo os seus patrões que a maltratavam passaram a ter uma maior simpatia e maior confiança da sua criada.

Zita não tinha nenhum estudo e nenhuma cultura. Toda a sua vida foi dedicada para as suas boas ações que eram sempre pautadas na sua religiosidade, que em parte foi uma “herança” de sua mãe.

Ao que parece, a jovem que dedicou toda a sua vida para a caridade não ingressou de maneira direta em nenhuma diocese, mosteiro ou qualquer outra instituição católica. Todas as suas boas ações foram feitas por vontade própria sempre levando em consideração o seu amor por Cristo e pelos seus ensinamentos.

A sua caridade era extensa e agregava não só as pessoas menos favorecidas, como também agregava doentes e pessoas presas. Sua caridade normalmente acontecia após as missas que acompanhava todas as manhãs.

Zita veio a falecer o ano de 1278, no dia 27 de Abril, com apenas 48 anos de idade. Somente em 1696 ela foi canonizada. A festa em sua comemoração é realizada no dia de sua morte, e até os dias de hoje os seus fiéis recitam o seu famoso lema, que foi: “Mãos no trabalho, e em Deus o coração!”. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!