Calendário 2020



Dia de Santa Verônica de Binasco próximos anos




14
Janeiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Verônica de Binasco
14
Janeiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Verônica de Binasco
14
Janeiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Verônica de Binasco
14
Janeiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Verônica de Binasco
14
Janeiro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Verônica de Binasco

O Dia de Santa Verônica de Binasco é comemorado no dia 14 de janeiro em homenagem à menina camponesa, que apesar das dificuldades para ser alfabetizada, aprendeu com entusiasmo todos os ensinamentos do evangelho.

Verônica nasceu em 1445, em Milão, na Itália, especificamente na cidade de Binasco. Filha de pessoas humildes, em toda sua infância trabalhou na lavoura com seus pais.

Ela não foi à escola, permaneceu analfabeta por muitos anos, motivo pelo qual seu coração sofria, pois diante disso, seu maior sonho de seguir a vida em um convento era adiado.

Não há barreiras para os desígnios de Deus

Mas a fé de Verônica era grandiosa e inabalável. Pela sua persistência, aos 21 anos foi aceita no convento como irmã laica, e com muita dedicação, aprendeu o mínimo para sua alfabetização.

O que não foi empecilho para estabelecer os votos eternos de castidade e dedicação à vida religiosa, quando finalmente vestiu o hábito da congregação agostiniana.

Sua vocação era notória, sempre serena, aplicada e humilde. Além disso, a cada dia desenvolvia suas habilidades como orientadora psicológica, com dom de profetizar e com alto nível intuitivo, pois:

·   Meditava profundamente e recebia orientação espiritual;

·   Fatos e situações eram esclarecidos à ela nas aparições.

Verônica de Binasco jamais estudou sobre conceitos e metodologias, seu dom era nato, ou melhor, designado por Deus, fundamentado em Cristo e acompanhado pela Virgem Santíssima.

Todos o dias, permanecia disposta para ajudar qualquer um que estivesse diante de si. Caminhava pelas ruas, batendo de porta em porta, levando palavras de conforto e solidariedade.

Entregava pão aos famintos, não apenas o físico, mas o pão que alimenta a alma, que serve de orientação espiritual.

Contemplação e visões

Santa Verônica de Binasco era contemplativa, ou seja, compreendia a dimensão ampla e profunda dos fatos.

E logo que as visões passaram a ser parte de sua vida, desde a primeira em que a Virgem Santíssima apareceu para consolá-la pela dificuldade em aprender a ler escrever, passou a orientar nas condutas dos fiéis e das irmãs de Fé.

Por esse dom, foi convidada pelo Papa Alexandre VI para ir a Roma, servindo-lhe de guia espiritual.

O descanso do corpo e a elevação da alma

No dia 14 de Janeiro de 1497, Santa Verônica de Binasco foi chamada aos céus, e sua passagem igualmente serena e contemplativa como foi sua vida e também como fora premeditada anos antes.

A beatificação da celebre Verônica de Binasco aconteceu em 1527, na ocasião definida pelo Papa Leão X, mas carinhosamente o culto em homenagem a Verônica de Binasco tomou proporções gigantes a todos da Congregação dos Agostinianos.

O importante é o que está dentro de nós

A história de Verônica de Binasco é totalmente condizente com seu título de Santa Verônica, pois deixou ao mundo o legado da perseverança e que a busca pelo aprendizado depende exclusivamente de cada um.

Além disso, a Virgem Santíssima lhe concedia ensinamentos em suas aparições, que foram os regentes de sua vida, e que podemos utilizá-los como guias também na nossa vida, como:

·   ·   ·   Não julgar, por pior que sejam as situações ou atitudes dos outros.

Verônica, jamais abandonou seu sonho de seguir o caminho da vida religiosa e o grande desejo de se tornar freira. Além disso, Deus se revelou, através de Santa Verônica, concedendo a ela dois grandes dons: a premonição e as visualizações.

Essa é a prova maior de que o conhecimento não está apenas nos livros, mas na alma, e Deus conhecia a alma de Verônica.

E que também podemos alcançar sabedoria para nos tornarmos pessoas melhores, através do exemplo de Santa Verônica de Binasco. 




Outras Datas Comemorativas

13
Julho - Dia Mundial do Rock
25
Outubro - Dia de Frei Galvão
7
Agosto - Dia de São Caetano
31
Dezembro - Dia de São Silvestre
2
Janeiro - Dia de Santo Basílio

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!