Calendário 2020



Dia de Santa Valdetrudes próximos anos




9
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Valdetrudes
9
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Valdetrudes
9
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Valdetrudes
9
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Valdetrudes
9
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santa Valdetrudes

O Dia de Santa Valdetrudes é comemorado no dia 9 de abril em homenagem à mulher provinda de família eminentemente religiosa, dedicada à fé cristã e aos atos de caridade. Sua família é uma das muitas que foram elevadas à categoria de santos da Igreja.

A vida de Santa Valdetrudes

Valdetrudes é de uma família que tem praticamente todos os membros canonizados, um fato que ocorreu no passado com diversas famílias cristãs, que se dedicaram às obras de caridade e à fé cristã.

A santa é acompanhada no altar por seus pais, São Valdeberto e Santa Bertila; por sua irmã, Santa Algegundes; por seu marido, São Vicente Madelgário; e por seus quatro filhos: São Landerico, que foi bispo de Paris; São Dentilino, que faleceu quando ainda muito jovem; Santa Aldetrudes, que se tornou abadessa de Maubeuge; e Santa Madelberta, que também foi abadessa, no mesmo mosteiro que a irmã.

Valdetrudes nasceu na aldeia de Coulsore, no condado de Hainu, na Bélgica, em ano não registrado. Ao crescer, casou-se com Vicente Maldegário, com quem viveu uma união profundamente católica e com quem teve seus filhos.

Proveniente de uma família abastada, ela sempre destinava alguns rendimentos disponíveis para o resgate de cativos e para aliviar a pobreza dos habitantes de sua aldeia.

Depois de terem os filhos sobreviventes crescido e educados, todos eles se dedicando ao serviço da Igreja, Valdetrudes e Madelgário resolveram se separar de comum acordo, deixando a corte dos reis merovíngios e, a exemplo dos filhos, buscando a vida religiosa.

Madelgário retirou-se para Haumont, onde fundou um mosteiro, tornando-se monge e assumindo o nome de Vicente. Valdetrudes, por sua vez, continuou vivendo em uma pequena habitação solitária em sua aldeia natal.

Sua irmã Aldegundes, após esse tempo, a convidou para se unir à comunidade de Maubeuge, para onde ela se dirigiu, porém sem entrar na abadia. Como preferia uma vida mais austera, preferiu permanecer no exterior da abadia.

No entanto, com o passar do tempo, não tinha mais a solidão que desejava. Sua pequena cela era sempre cheia de pessoas que vinham lhe pedir conselhos, sempre atendendo a todos com muito amor e piedade.

Buscando a solidão novamente, Valdetrudes resolveu fundar seu próprio mosteiro numa colina próxima, local que mais tarde se tornou a cidade de Mons, na Bélgica.

Valdetrudes dirigiu o mosteiro que criou até a morte. Por vezes, recebia a visita de sua irmã Aldegundes.

A santa tornou-se célebre pelas suas numerosas obras de caridade e sua atenção para com os pobres e desvalidos aumentou depois de entrar para a vida religiosa. Embora vivesse em extrema pobreza, nunca lhe falou o dinheiro que precisava para ajudar os mais necessitados.

A história e a tradição contam que ela também recebeu o dom de curar crianças doenças, milagres que continuaram a ocorrer depois de sua morte.

Valdetrudes faleceu por volta do ano de 688 e seu culto se difundiu rapidamente, principalmente após o século IX, época em que um monge de Mons escreveu sua vida em latim.

Em 1679, seu nome foi introduzido no Martirólogo Romano, onde ainda aparecer, tendo o seu dia celebrado em 9 de abril.

Hoje, Santa Valdetrudes é considerada a padroeira da cidade de Mons, onde ainda estão suas relíquias numa igreja construída no século XV. A cidade de Mons possui quatro festas anuais em honra de sua padroeira.

Na cidade de Mons, a Colegiada de Santa Valdetrudes é o maior edifício religioso católico, preservando sua memória. O edifício representa o maior monumento histórico e artístico da cidade que cresceu em torno do pequeno mosteiro construído pela Santa que hoje é venerada como padroeira. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!