Calendário 2019



Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus próximos anos




1
Outubro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus
1
Outubro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus
1
Outubro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus
1
Outubro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus
1
Outubro de 2022 ( Sábado ) - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus

O Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus comemora-se no dia 1º de outubro, considerada padroeira dos aviadores, floristas, das doenças e das missões.

História de Santa Teresinha do Menino Jesus

Marie-Françoise-Thérèse Martin, que ficou conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França. Era a nona filha de Luís e Zélia Martin, um casal modesto e temente a Deus. Logo depois de seu nascimento, em janeiro de 1873, eram poucas chances de Teresa sobreviver, devido a enterite, doença que já havia acometido quatro de seus irmãos que não sobreviveram. Teresa, então, precisou ser entregue aos cuidados de uma enfermeira, indo morar com ela até que se recuperasse. Voltou para sua família em Alençon, apenas quando havia se recuperado, aos 15 meses de vida. 

Durante toda sua infância Teresa foi educada em um ambiente de devoção católica e de caridade. Suas outras quatro irmãs também tornaram-se religiosas, apenas uma Visitandina e as demais Carmelitas no Convento de Lisieux, cidade para onde mudou-se a família após a morte da mãe de Santa Teresinha.

Desde a mais tenra idade, Teresa começou sua adoração ao Menino Jesus, e com apenas 6 anos e meio de idade, preparava-se para a primeira comunhão. No tempo de sua primeira convocação à vida carmelitana, Teresa recebeu a proposta da Madre Gonzaga de se chamar “Teresa do Menino Jesus”, proposta que aceitou com grande agrado devido ao seu grande amor pelo Menino Jesus. Aos quinze anos, Teresa pediu permissão para entrar no convento, mas por ser considerada muito nova seu pedido não fora aceito. Foi então com seu pai até Roma, para pedirem autorização diretamente ao Papa Leão XIII, e a partir do dia 9 de abril de 1888, Teresa ingressou no Carmelo de Lisieux.

Teresa passou bem seus anos de convento e escreveu sua autobiografia, História de Uma Alma, que foi publicada e traduzida para vários idiomas, junto com suas cartas de conselhos espirituais um ano depois de sua morte em 1898. A obra foi importante para sua devoção e pregava o abandono de si a serviço de Deus. Ela pretendia seguir como missionaria para a Indochina, mas sua saúde não permitiu. Em 1896 descobriu que estava com tuberculose. Antes de morrer, a Santa pedia a Deus que não morresse muito tarde da noite para não atrapalhar o sono de suas irmãs. No dia 30 de setembro de 1897, por volta das sete da noite, ela veio a falecer, com 9 anos de convento e apenas 24 anos de idade.

Ficou famosa por milagres acontecerem após sua morte como ela dissera que “uma chuva de rosas cairia sobre a Terra após a sua morte” e sua canonização foi realizada devido aos milagres e sua santidade, 28 anos após sua morte pelo Papa Pio XI.

Origem da data comemorativa de Santa Teresinha do Menino Jesus

Teresa marcou na sua história em ter conseguido entrar para o convento com idade inferior ao permitido diante de um pedido direto ao Papa Leão XIII, além disso, por ter participado como um exemplo de santidade e grande contribuição ao convento. Suas cartas e palavras de conselhos espirituais se espalharam pelo mundo. Foi reconhecida e mais tarde canonizada em 17 de Maio de 1925 pelo Papa Pio XI e sua festa foi incluída no calendário romano em 1927 no dia 3 de Outubro. Porém, o Papa Paulo VI moveu a data para 1 de Outubro, pois seria o seu dia de nascimento celeste ou “dies natalis” que seria o dia em que Teresa nasceu para o céu. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!