Calendário 2020



Dia de Santa Rafaela Ybarra próximos anos




23
Fevereiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Rafaela Ybarra
23
Fevereiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santa Rafaela Ybarra
23
Fevereiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santa Rafaela Ybarra
23
Fevereiro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Rafaela Ybarra
23
Fevereiro de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Rafaela Ybarra

O Dia de Santa Rafaela Ybarra é comemorado no dia 23 de Fevereiro em homenagem à fundadora da Congregação dos Santos Anjos da Guarda, em Bilbao, na Espanha.  

Filha de uma família tradicional católica fervorosa, estabelecida na cidade de Bilbao na Espanha, aos 16 dias do mês de janeiro de 1843 nasceu Rafaela Maria da Luz Estefania de Ybarra e Arámbarri.

Desde bem cedo, recebeu ótima educação baseada na religião, valores e princípios, que somados a sua personalidade meiga e serena, influenciaram para infância e juventude equilibradas.

Muito jovem e com muitas responsabilidades

Como era tradição, Rafaela Ybarra casou-se cedo com José Billalonga e logo ficou mãe. Ao todo, foram sete filhos naturais, dois falecidos ainda pequenos, e mais cinco sobrinhos, adotados após o falecimento de sua irmã e do seu esposo.

Rafaela Ybarra, uma mulher à frente do seu tempo, soube usar de sua posição social, que era da alta sociedade e também porque tinha um pouco mais de recurso financeiro, em relação às outras pessoas de sua cidade, para promover considerável melhora na qualidade de vida de muitas meninas da sua cidade.

Em pleno século XIX, no auge da Revolução Industrial, ofereceu e demonstrou um modo diferente de ajudar as pessoas.

Bilbao também recebeu muitos imigrantes e Rafaela, mesmo com tantas crianças sob sua responsabilidade, agia:

·   Recebendo as famílias que migravam de outras cidades;

·   Envolvendo-se com essas pessoas, preocupava-se em encontrar um lugar para viverem;

·   Também ajudava a encontrar trabalho.

Como seu marido era empresário e administrador de uma dessas empresas que contratavam imigrantes humildes, Rafaela acabava conhecendo suas histórias e necessidades.

O desejo de servir de Santa Rafaela Ybarra

Sempre preocupada com a educação dos filhos e de todas as outras crianças, em 1894, juntamente com algumas jovens senhoras, fundaram uma instituição, que tinha como foco principal atender as meninas carentes da sua cidade.

Assim fundaram a Casa de Assistência Asilo da Sagrada Família, sua principal função era:

·   Tirar as meninas que andavam pelas ruas;

·   Proporcionavam o alimento e a educação.

Além disso, mantinham o olhar carinhoso e atencioso também em relação aos enfermos e doentes.

Em 1894, com apoio incondicional de seu marido, fundaram o Instituto das Irmãs dos Anjos Custódios, a primeira de muitas, e todas voltadas a proteger e orientar as meninas e mulheres.

Um dos grandes momentos, entre tantos desta mulher esplêndida, foi em 1897 com a pedra fundamental do colégio chamado Anjos Custódios de Zabalbide.

Muita dedicação a família e a sociedade

Mesmo sendo seu desejo de educar e de se tornar religiosa, Santa Rafaela Ybarra não conseguiu se aprofundar nos estudos.

Primeiro porque na sua juventude dedicou-se aos cuidados com sua família, e posteriormente também precisou assumir a educação e atenção com os netos. Inclusive, foi a guardiã, pois com o falecimento de sua nora, esses ficaram sob sua responsabilidade.

Toda a vida de Santa Rafaela Ybarra, foi repleta de emoção, desde sua juventude. Praticava a oração, e apesar do luxo e ostentação, jamais esqueceu de seu amor e devoção por Jesus Cristo, seus ensinamentos são inspiradores e repletos de:

·   Esperança;

·   Paciência;

·   Devoção;

Além da persistência incomum, que a fez servir tantas pessoas.

Até hoje, o Instituto das Irmãs dos Anjos Custódios, desenvolvem um trabalho completo e relevante na educação de jovens. São mais de 35 instituições espalhadas aqui na América do Sul e também Espanha.

Santa Rafaela Ybarra faleceu em 23 de fevereiro de 1900, sem poder presenciar o funcionamento de sua Instituição. Sua beatificação aconteceu em 30 de Setembro de 1984 pela interseção do Papa João Paulo II.

O seu maior legado é a pureza de coração, humildade e amor incondicional que entregava a todas as pessoas, e isso podemos ver em suas palavras de conselho, que dizem que jamais devemos nos cansar de fazer o bem.




Outras Datas Comemorativas

12
Março - Dia do Bibliotecário
25
Julho - Dia do Escritor
18
Fevereiro - Dia de Santo Simeão
19
Setembro - Dia do Teatro
20
Março - Dia da Agricultura

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!