Calendário 2020



Dia de Santa Prisca próximos anos




18
Janeiro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Prisca
18
Janeiro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Prisca
18
Janeiro de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santa Prisca
18
Janeiro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Prisca
18
Janeiro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Prisca

O Dia de Santa Prisca, é comemorado em 18 de janeiro em homenagem à mulher romana que demostrou através do martírio o verdadeiro amor em seguir Jesus.

Sua benevolência acontece após seu batismo, com 12 anos e meio, através das palavras sábias de São Pedro. Neste instante, percebeu que sua vida seria servir, para orientar o povo e as mulheres romanas no caminho do Cristianismo.

Mulher virtuosa, que serviu de exemplo a todas as mulheres de outros tempos, para congregar a Cristandade, e para que fossem reconhecidas com dignidade, pela Igreja e pela sociedade de sua época.

A crueldade na morte de Prisca

Depois de perseguida pelo Imperador Cláudio, homem negligente e inescrupuloso, foi encarcerada e condenada à morte por decapitação.

A primeira tentativa de acabar com sua vida foi com leões, mas o fato não se consumiu, pois os animais ficaram dóceis assim que se aproximaram de Prisca.

De volta ao calabouço, o Regente ordenou que castigos fossem estipulados para ela, como:

·   Com tochas embebecidas em azeite, com fogo ardente, passando sobre seu corpo;

·   Muitos insultos e xingamentos, mas que nada influenciaram, pois sempre mantinha sua calma.

Sem dúvida, a história da vida de Prisca é um divisor de águas entre o poder das mulheres do período médio do século I, sua, coragem, apesar de jovem, foi inspiradora para tantas outras.

Seu corpo foi depositado entre as rochas da Via Otiense, e depois de algum tempo, seus restos foram removidos para Monte Aventino.

Neste mesmo lugar, mais tarde edificaram uma grande residência, mas a prova mais contundente de sua história de coragem e evangelização foi à descoberta de um documento, onde São Paulo relata que Prisca era serva e propagadora de Cristo.

As justas homenagens a Santa Prisca

Uma mártir, uma heroína, assim pode-se descrever Santa Prisca, a moça pura de coração, mas com gigante espírito de luta.

Sua história é ilustrada por vários artistas, que a pintaram em uma arena com leões, provas sobre a veracidade dos fatos dos feitos em vida. Também nos escritos denominados: Atas de Santa Prisca há detalhes sobre as atrocidades de Cláudio, Imperador no período de 268 a 270.

As provas não podem ser ignoradas, mesmo que sua história se confunda com o nome que Santa Priscila. Outras informações relatam que as duas versões se referem à mesma pessoa, pois:

·   Ela estaria casada com Áquila, que também era colaborador de São Paulo;

·   Em sua homenagem, a Igreja edificada no Monte Aventino, foi rebatizada de Santa Prisca, sobrevivendo aos desgastes do tempo, saqueamentos, guerras, ela resiste.

Inclusive, a cuba, onde Santa Prisca foi batizada por São Pedro ainda permanece lá.

Na década de 50, novos trabalhos de pesquisa arqueológicos e escavações foram feitas na edificação original do século I, sugestões de que ali foram permitidas as primeiras permissões para que as mulheres participassem das sessões mitraicas.

Sobre estas muralhas, está o monumento que enaltece Santa Prisca. Até hoje, todos os anos no dia 18 de janeiro, uma grande festa é celebrada em homenagem a Santa Prisca.

Sua coragem é o legado de persistência e amor incondicional à Cristo, pois mesmo sendo agredida até sangrar, se negou em acender incensos as imagens hereges do Imperador Cláudio.

Cabe a todos, mas principalmente às mulheres, neste tempo, reascender a devoção à mártir Santa Prisca, por isso no dia 18 de Janeiro celebremos com respeito o dia de Santa Prisca. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!