Calendário 2020



Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans próximos anos




26
Fevereiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans
26
Fevereiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans
26
Fevereiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans
26
Fevereiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans

O Dia de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans é comemorado no dia 26 de fevereiro em homenagem à fundadora da Congregação de Filhas de Maria.

Paula Montal Fornés nasceu no ano de 1799, aos 11 dias do mês de Outubro, na cidade de Barcelona, na Espanha. Ficou órfã de pai aos 10 anos de idade e desde então começou a trabalhar para ajudar no sustento da família.

Entre o trabalho e o lazer, este era o que mais lhe dava prazer, pois consistia basicamente em frequentar a igreja e reforçar sua grande devoção espiritual à Santa Virgem.

Sua vocação através do chamado de Deus

Naquele tempo, frequentar a escola e continuar os estudos não era coisas simples, mas com persistência, alcançou sua formação. Porém, desejava isso também as outras meninas.

·   Paula Montal sempre participava, ativa e interessada, da catequese pastoral assim como as outras jovens.

Mas, certo dia, postada em oração, sentiu a presença de Deus que iluminou sua vida. Decidida, seguiu para outra cidade e lá realizaria seu grande sonho: o de fundar uma instituição que atendesse às meninas que desejavam seguir seus estudos.

E assim o fez. Paula Montal e mais três amigas trabalharam arduamente, até que em 1829 conseguiram inaugurar a primeira escola somente para meninas.

Um modelo de educação

Paula, desde cedo ajudou a cuidar dos irmãos enquanto sua mãe trabalhava. Também era prestativa com a comunidade local e frequentemente tomava conta das crianças da redondeza na ausência das mães. Estes fatores foram determinantes para que tomasse gosto em cuidar de crianças.

A escola fundada por Santa Paula Montal, ou Madre Paula Montal, se estabeleceu sólida e incentivou a abertura de outras sete, onde o princípio básico da educação era:

·   Fundamentos da educação cristã;

·   Diversificação cultural;

No ambiente escolar havia alunos pequenos, até adolescentes, assim a escola de Madre Paula Montalt tornou-se referência na cidade de Gerona, na Espanha, e em pouco tempo ficou pequena para tamanha demanda.

Nos anos de 1842 e 1846, fundaram então as duas instituições focadas na formação universitária. O crescente desenvolvimento das escolas e também a projeção fizeram com que Paula Montal criasse a Ordem das Filhas de Maria, totalmente estruturada nos princípios da religião católica.

Esta nova Fundação Mariana foi então reconhecida pelo Papa Pio IX, e passou a ser parte da Santa Sé em 1860, e Paula Montal, como integrante, definitivamente vestiu o hábito, e seu nome passou a ser Paula de São José Calazans, se dispondo a seguir a mesmas regras de penitência e castidade da ordem das Marianas.

Até hoje, seu modelo de escola segue firme e presente. Inclusive, aqui no Brasil há escolas originárias da Instituição de Santa Paula Montal.

Também países como Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Polônia e muitos outros receberam de braços abertos o  modelo de escola de Santa Paula Fornés de São José e Calazans.

Os anos finais da vida de Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans

Santa Paula faleceu no ano de 1889, aos 26 dias do mês e fevereiro, sua beatificação aconteceu por intermédio do Papa João Paulo II, na Itália cidade de Roma, no ano de 1993, aos 18 dias do mês de abril.

Madre Paula nos inspira para prosseguirmos em frente na conquista dos nossos sonhos, da mesma forma que ela encontrou em São José de Calazans, o lema para sua vida de piedade e letras, ela também entregou o mundo o seu legado de proteção à mulher.

Sua canonização foi em 25 de Novembro de 2001, e até hoje com louvor, sempre aos 26 dias do mês de fevereiro, ela é lembrada com cânticos e orações. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!