Calendário 2019



Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello próximos anos




13
Maio de 2017 ( Sábado ) - Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello
13
Maio de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello
13
Maio de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello
13
Maio de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello
13
Maio de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello

O Dia de Santa Maria Domenica Mazzarello é comemorado no dia 13 de maio.

Santa Maria Domenica Mazzarello foi uma religiosa italiana, fundadora da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Considerada santa pela Igreja Católica, tem seu dia de comemoração em 13 de maio no calendário litúrgico da Igreja.

A vida de Santa Maria Domenica Mazzarello

Santa Maria Domenica Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, na Itália. Era filha de camponeses, primogênita de uma prole de dez filhos, aprendendo a trabalhar duro desde criança, ajudando sua mãe, também chamada Maria, nos trabalhos de casa, e auxiliando o pai, José, nos vinhedos.

Os pais eram cristãos fervorosos e se mostravam bastante dedicados à educação dos filhos, dedicando-se com especial cuidado à educação religiosa. Para isso, contavam com a ajuda do padre Domingos Pestarino, religioso que teve grande influência na formação espiritual de Maria Domenica.

O padre Domingos Pestarino, em dezembro de 1855, fundou a Pia Sociedade das Filhas da Imaculada, escolhendo moças de sua própria paróquia, entre as que mais se dedicavam aos serviços religiosos. Maria Domenica, nessa época, contava já com 18 anos e se tornou uma das escolhidas.

O grupo logo de destacou pelos cuidados e dedicação com as meninas desprotegidas, pela preocupação com a catequese e com o acompanhamento das mães cristãs. Maria Domenica sempre se sobressaiu ela alegria e pela liderança que exercia.

Durante uma epidemia de tifo, em 1857, Maria Domenica foi cuidar de parentes que haviam contraído a doença. O esforço a debilitou e ela também ficou doente. Com muito esforço, conseguiu se recuperar, embora a antiga energia nunca mais voltasse.

Impossibilitada de trabalho nos vinhedos, convidou Petrolina, uma grande amiga, para frequentarem aulas de corte e costura com o alfaiate do local. Quando estavam aptas a exercer a profissão, abriram uma sala de costura no povoado, onde passaram a ensinar as meninas a costurar e onde aplicavam a catequese.

Foi dessa salinha de costura que nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. O número de meninas começou a aumentar e algumas, por não ter aonde ir, ali mesmo ficavam. Vendo o que ocorria, outras moças foram se juntar a elas e, com o tempo, constituíram um grupo de moças unidas pelo mesmo ideal, fortalecidas na espiritualidade e vivendo uma vida em comum.

São João Bosco as conheceu em outubro de 1864 e logo percebeu que ali estava a resposta que pedira a Deus ao seu desejo de fazer pelas meninas o que já vinha fazendo pelos meninos.

Depois de longa preparação, em 1872 nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, hoje conhecidas como as Irmãs Salesianas.

Maria Domenica foi eleita superiora e confirmada por Dom Bosco. Sob sua orientação, o instituto se desenvolveu e se expandiu pela Itália e outros países da Europa, chegando, por fim, às Américas.

Quando Maria Domenica morreu, em 13 de maio de 1881, aos 44 anos de idade, suas irmãs já eram realidade dentro da Igreja, atuando na Europa e nas Américas. Hoje, a congregação se espalha pelo mundo, ajudando a preparar a juventude pobre e desamparada.

Maria Domenica foi beatificada em consequência de um milagre a ela atribuído com a cura milagrosa de Ercolina, uma menina que sofria de paralisia infantil desde os 4 anos.

Ercolina era a caçula de quatro irmãos e contraiu a doença em 1912. Em 1916, a mãe, depois de ter lido um pequeno livro dedicado à Irmã Maria Mazzarelo, começou uma novena. No dia depois do final da novena, a menina se mostrou totalmente curada, na presença de várias testemunhas, podendo andar e correr sem quaisquer sintomas da doença, inclusive com o desaparecimento de uma grande deformidade óssea no peito.

Maria Domenica Mazzarelo foi canonizada pelo Papa Pio XII em 1951, tendo seu dia comemorado junto com a celebração de Nossa Senhora de Fátima, data em que veio a falecer. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!