Calendário 2020



Dia de Santa Madalena de Canossa próximos anos




10
Abril de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Madalena de Canossa
10
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Madalena de Canossa
10
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Madalena de Canossa
10
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santa Madalena de Canossa
10
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santa Madalena de Canossa

O Dia de Santa Madalena de Canossa é comemorado no dia 10 de abril em homenagem à fundadora da Congregação das Filhas da Caridade.

Madalena nasceu no ano de 1774, no dia 1º de março. Sua família era uma família nobre e prestigiada que vivia em Verona, na Itália. Apesar desse “início” de vida “promissor” aos olhos da sociedade, Madalena veio a se tornar órfã após os eventos que sucederam seu nascimento.

Com apenas cinco anos de idade, seu pai veio a falecer. Sua mãe acabou abandonando Madalena e seu outro filho para se casar novamente. Esse acontecimento traumático levou Madalena e seu irmão a acabarem em um orfanato precário, que ficava localizado na sua cidade natal.

Nesse orfanato, Madalena veio a ter vários problemas de saúde. E apesar de todos os contratempos, a cada ano que se passava ela sentia que sua fé estava sendo fortalecida pelas adversidades e a cada momento ela se admirava ainda mais com toda a sua vida e com Deus. Nesse momento de sua vida, fica claro o desenvolvimento da sua religiosidade e também da sua devoção.

Anos mais tarde, com o falecimento da sua mãe, Madalena se tornou responsável por todo o patrimônio familiar. Em meio a toda a confusão, a jovem menina acabou se tornando uma excelente administradora, sendo capaz de gerir todos os bens de sua família sem o menor problema. Outro ponto que se tornou muito aparente foi a sua facilidade para negócios, que também era muito acentuada neste momento.

Ainda assim, ela sabia que a sua real missão tinha relação com sua espiritualidade e mesmo com todos os bens materiais da vida mundana ela não se rendeu e nem se abdicou de sua fé, que continuava crescente mesmo nesses momentos de maior facilidade.

Anos mais tarde, Madalena iria finalmente descobrir porque a fortuna de sua família havia caído de volta em suas mãos. Uma grave crise financeira veio a acontecer na Itália e em alguns outros países da Europa. E como toda crise, ela havia aumentado o número da pobreza consideravelmente.

Em um primeiro momento, Madalena conseguiu dar abrigo para duas jovens que precisavam de sua ajuda. Pouco tempo mais tarde, várias outras pessoas também vieram a pedir auxílio, e Madalena mais uma vez abriu as portas para ajudar todos os necessitados. Esse momento foi emblemático e ela pela primeira vez conseguiu entender qual era o plano de Deus para sua vida.

O palácio de sua família, com o tempo, acabou se tornando uma espécie de abrigo para as jovens menos afortunadas. Madalena também aproveitou a oportunidade para passar a palavra de Deus e também para criar uma conduta específica com o que acreditava ser uma vida religiosa. Mesmo em meio à resistência dos seus familiares, ela continuou a seguir seu coração até que finalmente ela fundou a Congregação das Filhas da Caridade.

Essa congregação ficava localizada na região mais pobre de Verona, e o trabalho principal era focar na caridade (como o próprio nome já indica) e na promoção da palavra de Deus. O trabalho de Madalena continuou a render fruto e perdurou por toda a sua vida.

Em 1835, Madalena de Canossa veio a falecer. Sua canonização aconteceu em 1988 pelo Papa João Paulo II, e todo o seu trabalho é um exemplo da sua devoção e fé insuperável pelos bens materiais que encontramos na nossa vida terrena. 




Outras Datas Comemorativas

10
Março - Dia do Sogro
8
Setembro - Dia de Santo Adriano
21
Abril - Tiradentes
1
Janeiro - Ano Novo

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!