Calendário 2017



Dia de Santa Luzia próximos anos




13
Dezembro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Luzia
13
Dezembro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Luzia
13
Dezembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Luzia
13
Dezembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Luzia
13
Dezembro de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santa Luzia

Uma das datas comemorativas da tradição católica é o dia de Santa Luzia, que é celebrado em 13 de Dezembro. A Santa é a padroeira dos olhos. Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a Luz.

A origem do dia de Santa Luzia é atribuída a data de morte da santa que segundo o calendário gregoriano aconteceu antes do Natal, apesar de não se ter a data exata. Apesar de não estar entre os feriados no Brasil, a data é muito celebrada em comunidades católicas de todo o mundo.

Acredita-se que Luzia, tenha nascido em Siracusa na Itália no final do século III. Ela fazia parte de uma família rica que era cristã o que a levou a fazer um voto de virgindade. Após a morte de seu pai, a sua mãe, que estava muito doente, insistiu para que Luzia se casasse para que não ficasse sozinha. Luzia pediu então a mãe um tempo para decidir-se e acreditando em sua fé, propôs a sua mãe que elas fossem juntas visitar o túmulo de Santa Águeda em Catania e caso sua mãe se recuperasse aquela seria a prova para ela manter o voto de virgindade. Sua mãe milagrosamente foi curada e Luzia teve sua fé renovada para continuar o voto e se dedicar a vida cristã. 

Luzia então vendeu todo o seu dote para dar aos pobres e com isso provocou a ira de um rapaz que a queria como noiva, e denunciou Luzia como cristã perante as autoridades, que considerado crime na época. Como ela não quis reverenciar os deuses cultuados a época, foi condenada a servir em uma casa de prostituição, porém a tentativa foi em vão, visto que os soldados não conseguiram levar Luzia a força para o lugar, nem utilizando um carro puxado por bois, sendo esse considerado um dos primeiros milagres de Santa Luzia. 

Após as tentativas de punição falharem, foi determinado que lhe fossem arrancados os olhos, pena que era considerada a mais pesada, depois da pena de morte, assim arrancaram os olhos de Luzia e lhe entregaram em uma bandeja, porém no dia seguinte Luzia estava com os olhos perfeitos e mais bonitos, sendo que a partir desse milagre, originou-se a crença de que a Santa Luzia é a protetora dos olhos. Depois das várias tentativas de punir Luzia não funcionarem, as autoridades determinaram que ela fosse decapitada, o que foi feito em 13 de Dezembro do ano 304, fazendo com que Luzia se tornasse um mártir cristão e depois considerada Santa pelos milagres atribuídos a ela.

Oração para Santa Luzia, a padroeira dos olhos

As orações para a Santa Luzia buscam a proteção e cura de doenças que afetam os olhos. 

Existem diversas orações que apelam para a Santa, pedindo que da mesma forma que ela confiou em Deus e não negou a sua fé quando sofreu os abusos e teve os seus olhos arrancados, ela interceda perante ele para a cura de uma doença ou algum mal nos olhos, assim como também para que a Santa ajude a reforçar a fé e não deixar que ela seja abalada pelas lutas do dia-a-dia.

Oração de Santa Luzia para crianças

No Brasil acredita-se que quando algum cisco cai nos olhos de uma criança, ou mesmo ela tem alguma irritação, existe a crença de que se realizar uma oração para Santa Luzia a mesma intercederá. O modo de fazer a oração é enquanto se esfrega o olho onde caiu o cisco, deve-se repetir três vezes: “Santa Luzia passou por aqui Com seu cavalinho, Comendo capim."

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!