Calendário 2020



Dia de Santa Lúcia Filippini próximos anos




25
Março de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Lúcia Filippini
25
Março de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Lúcia Filippini
25
Março de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Lúcia Filippini
25
Março de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Lúcia Filippini
25
Março de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Lúcia Filippini

O Dia de Santa Lúcia Filippini é celebrado em 25 de março.

Lúcia Filippini nasceu no dia 13 de janeiro de 1672 em Corneto-Tarquinia, na Itália. Sua família era rica e honrada e Lúcia ficou órfã muito cedo, primeiro sua mãe faleceu quando ela tinha apenas 1 ano e alguns anos depois faleceu o seu pai.

Lúcia foi então entregue às Irmãs beneditinas para que fosse educada e formada e se tornou uma garota bastante dedicada aos estudos da Sagrada Escritura e, com as Irmãs, descobriu o seu dom de ensinar. Ainda adolescente, Lúcia ensinava catecismo às crianças e acabou se tornando oficialmente a catequista paroquial, nomeada pelo padre após ele observar a paixão que ela tinha ao ensinar e como as crianças ficavam cativadas com suas palavras.

Certo dia, o cardeal Marcantonio Barbarigo conheceu Lúcia quando passava pela sua cidade e viu nela qualidades que o levou a colocá-la na liderança da missão de fundar escolas católicas em várias cidades. Lúcia, a princípio, achou que não conseguiria executar a missão, mas com a insistência do cardeal, acabou aceitando.

Ela passou 40 anos de sua vida executando essa missão, preparando professoras, catequistas, fundando escolas e organizando-as. Em 1692, Lúcia fundou, juntamente com catequistas e professoras, o Instituto das Professoras Pias.

Em 1707, a fama do bom trabalho de Lúcia chegou ao Vaticano, e o Papa Clemente XI convidou-a para criar uma de suas escolas em Roma e ela o fez. Atualmente, as escolas das Professoras Pias continuam em funcionamento em toda a Itália e também em grande parte dos Estados Unidos.

Santa Lúcia Filippini faleceu de câncer no dia 25 de março de 1732, aos 60 anos de idade, na cidade de Montefiascone, em Lazio, na Itália. Foi beatificada em 13 de junho de 1926 e canonizada em 22 de junho de 1930 pelo Papa Pio XI.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!