Calendário 2019



Dia de Santa Leocádia próximos anos




9
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Leocádia
9
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Leocádia
9
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Leocádia
9
Dezembro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Leocádia
9
Dezembro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Leocádia

O Dia de Santa Leocádia é comemorado no dia 9 de dezembro.

Santa Leocádia é a padroeira de Toledo, cidade espanhola, considerada santa pela Igreja Católica e mártir no século IV, durante a perseguição de Diocleciano aos cristãos, ainda na época do Império Romano.

Depois que foi descoberto que era cristã, Leocádia foi presa e levada aos tribunais, onde sofreu inúmeras torturas, sendo enviada para a prisão. A tradição conta que ela fez uma cruz na parede de sua cela com as próprias mãos. Sua morte ocorreu em 9 de dezembro de 304, data em que é comemorada na liturgia católica.

A Espanha é o país onde Leocádia é mais venerada, havendo três igrejas em sua homenagem: a primeira, no lugar em que supostamente teria nascido, a segunda onde ficou presa e a terceira no local em que foi sepultada.

A vida de Santa Leocádia

Santa Leocádia viveu entre os séculos III e IV da era cristã, na cidade de Toledo, na região conhecida pelo Império Romano como Hispania. Segundo a tradição, era uma jovem bela e de nobre família da região. Presa pelo designado pelo Império Romano para acabar com a fé cristã, Diocleciano, Leocádia não desistiu de sua fé, sendo torturada e presa, permanecendo no alcácer de Toledo até o dia de sua morte.

A tradição e a história, ambas com falta de detalhes, contam que foi Publius Dacian, prefeito romano e governador da Hispania Baetica durante os tempos em que viveu Leocádia, recebeu ordens de Roma para perseguir os cristãos, encarregando desse trabalho Diocleciano, que se tornou responsável pela morte de centenas e fiéis.

Ao prender Leocádia, exigiu a confissão pública de sua fé e sua rejeição. Como não conseguiu quebrar a fé da virgem, Diocleciano ordenou que a torturassem, juntamente com outros grandes mártires da época, como Vicente, Sabina e Cristeta de Talavera, enviando-a, depois, ao cárcere, onde ficou mantida até sua morte.

O culto a Santa Leocádia, desde sua morte até o século VIII, não era tão forte quanto hoje. Depois da invasão árabe na Península Ibérica, que teve início em 711, suas relíquias foram levadas para Oviedo, onde ficaram até o final do século XI.

Nessa época, o rei Afonso VI da Espanha teria permitido que um conde de Hainaut, peregrino de Santiago de Compostela e participante da reconquista cristã da Península Ibérica, levasse as relíquias de Leocádia para uma abadia na Bélgica.

Durante o reinado de Felipe II, as relíquias retornaram à Espanha, encaminhadas à Catedral de Toledo em meio a grandes festas, no ano de 1587.

Durante muitos séculos a memória de Leocádia permaneceu um tanto esquecida. Aurelio Prudencio Clemente, que viveu entre 384 e 410, na Hispania, em sua vida dedicou muitos de seus hinos aos mártires e não chegou a fazer qualquer um em louvor a Leocádia.

O culto à santa voltou a crescer a partir de seu retorno à Espanha, onde é venerada como padroeira de Toledo, onde descansam atualmente no Ochavo da Catedral, em um caixão de prata onde constam textos sobre sua vida. O caixão foi desenhado por Nicholas de Vergara e fabricado por um ourives de nome Merino.

Todos os anos, uma procissão leva a urna fúnebre sobre uma carruagem, passando por diversas ruas de Toledo.




Outras Datas Comemorativas

28
Abril - Dia da Educação
4
Abril - Dia do Jipe
3
Outubro - Dia das Abelhas
20
Agosto - Dia dos Maçons

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!