Calendário 2020



Dia de Santa Júlia Billiart próximos anos




8
Abril de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Júlia Billiart
8
Abril de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Júlia Billiart
8
Abril de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Júlia Billiart
8
Abril de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Júlia Billiart
8
Abril de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Júlia Billiart

O Dia de Santa Júlia Billiart é comemorado no dia 8 de abril em homenagem à fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora.

Júlia Billiart nasceu no dia 12 de Junho de 1751 na cidade de Cuvilly, na França. Sua família era pobre e quase sempre passava por difíceis crises financeiras. A maior herança que Júlia teve da sua família foi a religiosidade, que “herdou” dos seus pais, que eram fiéis da Igreja Católica (inclusive, seu batismo aconteceu no mesmo dia do seu nascimento, uma atitude rara até mesmo para os dias de hoje).

Quando criança, Júlia fez o catecismo e a primeira comunhão com apenas sete anos de idade. Depois dos seus primeiros estudos espirituais na igreja, ela sentiu que possuía uma vontade intensa de seguir o caminho de Cristo.

De acordo com a tradição católica, a jovem Júlia sentiu a presença real de Jesus Cristo no Pão Eucarístico e, naquele momento em diante, seu único alimento passou a ser a Eucaristia. Esses acontecimentos se passaram assim que a jovem menina terminou seus primeiros estudos na igreja, e esses fato viria a mudar sua vida para sempre.

A jovem aprendeu então a ler e a escrever, e continuou a seguir o seu caminho espiritual, no mesmo momento em que conseguia sustentar seus pais de acordo com os seus estudos, que pareciam ser autodidata.

Porém, quando Júlia atingiu sua adolescência, ela passou a ter sérios problemas de saúde. Atribui-se parte desses problemas à sua má nutrição, que acabou lhe causando um problema crônico que começou a lhe tirar os movimentos, até que ela se tornou paraplégica alguns anos mais tarde.

Após perder praticamente todos os movimentos, Júlia Billiart dedicou toda a sua vida para a oração e contemplação de Deus e de Jesus Cristo. Com os anos de prática profunda e totalmente dedicada, ela passou a ter revelações a respeito da salvação humana e passou a se dedicar ainda mais para os mistérios que a vida reservava.

Mesmo em uma cama, Júlia também continuou o seu papel ativo na sociedade. Ela sempre realizava caridade e uma das suas principais atividades eram as suas aulas, que ela dedicava aos mais pobres. Já naquele tempo, ela já era capaz de perceber que a educação era a libertação da pobreza espiritual e financeira.

O seu segundo maior feito foi conseguir ter uma vida verdadeiramente ativa mesmo na situação em que vivia. Ela era capaz de realizar reuniões em família, podia ajudar os menos favorecidos e também era capaz de dar suporte espiritual para várias pessoas que a procuravam precisando de ajuda.

Sua família e todas as pessoas mais próximas a ajudavam como podiam. As pessoas mais nobres juntavam doações para ajudar e todas as suas amizades ajudavam com o suporte que ela precisasse.

Dando um passo à frente, Júlia decidiu se entregar ainda mais para a sua religiosidade. Sabendo da importância da educação para as pessoas menos favorecidas, ela se dedicou a abrir uma nova congregação que tinha como principal objetivo a disseminação dos estudos.

Em 1804, conseguiu realizar o seu sonho e fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, mesmo após trinta anos de paralisia. Após a fundação, mais um milagre acontece e Júlia voltou a andar através do Sagrado Coração de Jesus.

Após todos esses acontecimentos, Júlia continuou a espalhar suas instituições educacionais por vários países, sendo um deles a Bélgica. Sua obra se espalhou por boa parte da Europa, que recebeu diversas escolas totalmente gratuitas.

Júlia veio a falecer no dia 8 de abril de 1816. Sua canonização só veio a acontecer em 1969 através do papa Paulo VI. A festa em sua comemoração, acontece no dia da sua morte. 




Outras Datas Comemorativas

5
Outubro - Dia de São Benedito
5
Junho - Dia da Ecologia
22
Maio - Dia do Abraço
25
Junho - Dia do Imigrante
22
Abril - Dia de São Caio
9
Dezembro - Dia de Santa Leocádia

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!