Calendário 2017



Dia de Santa Joana Francisca de Chantal próximos anos




12
Agosto de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
12
Agosto de 2017 ( Sábado ) - Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
12
Agosto de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
12
Agosto de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
12
Agosto de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Joana Francisca de Chantal

O Dia de Santa Joana Francisca de Chantal é comemorado no dia 12 de agosto em homenagem à menina bondosa, que apesar da vida confortável e do grande sofrimento quando perdeu sua mãe ainda pequena, decidiu seguir a vida religiosa.

Santa Joana Francisca de Chantal nasceu no ano de 1572, na cidade de Dijon, França. Já bem cedo, precisou passar pela provação de força quando sua mãe faleceu. Sempre foi dedicada e amável, tinha grande compreensão e interesse aos assuntos relacionados à palavra bíblica.

Quem foi Santa Joana Francisca de Chantal?

Santa Joana casou-se moça e logo tornou-se mãe. Era bondosa, com paciência e dedicação incomum para com seus filhos e esposo.

Mesmo assim, não foi poupada dos infortúnios da vida. Certo dia, quando seu marido caçava, levou um tiro e a morte mais uma vez rondou sua vida. 

Para muitos, esse seria motivo suficiente para cair em desespero e depressão, mas não para Joana, a mulher de gigante bondade e perseverança, temente e fiel a Jesus e seus ensinamentos.

Uma pessoa completa e exemplar

Desde pequena, Joana se mostrava uma criança diferente, e isso ficou evidente quando, aos cinco anos de idade, instigou avidamente um senhor que ousou falar mal sobre a Eucaristia.

Mas a vontade de seguir a vida religiosa ficou evidente com sua viuvez e, a partir de então, estabeleceu os votos de castidade e passou a dedicar-se a:

·   Ajudar os menos favorecidos;

·   Penitência;

·   Oração;

·   Aprendizagem da palavra sagrada

.   Educar e encaminhar seus filhos. 

Percebendo os anseios de Joana, seu pai providenciou o direcionamento de sua fé para a obra religiosa solicitando que o bispo Sales fosse seu orientador espiritual.

Uma vida de penitência e o perdão

Santa Joana Francisca de Chantal, passava muitas noites em oração, tinha zelo e preocupação com os pobres, e a partir da decisão de se entregar de vez ao trabalho missionário, mudou radicalmente seu estilo de vida:

·   Doou suas melhores roupas aos necessitados;

·   Recompensou generosamente seus empregados e os despediu para que seguissem suas vidas;

·   Praticava o jejum para purificar sua alma e aprender a ser complacente com aqueles que não têm;

·   Modificou sua aparência, cortando os cabelos e usando vestes simples;

Triste com a perda acidental de seu marido, mas revigorada por se sentir útil aos propósitos de Deus e de ter concedido perdão ao autor do disparo, acabou entregando seu filho ao seu pai para que lhe proferisse a educação digna e concretizou o casamento de suas duas filhas restantes, pois também uma já havia falecido.

Após a despedida amarga de seu filho e de seu pai, definitivamente em Junho de 1610, juntamente com Jaqueline Fabre e outras pessoas, abriram as portas da primeira Ordem da Visitação, o local existente até hoje e ainda recebe as viúvas, que assim como Santa Joana, precisam de um recomeço.

Santa Joana Francisca de Chantal faleceu em 13 de dezembro do ano de 1641 e sua beatificação ocorreu em 1751, à mestra que priorizava a oração, construiu grandes obras e deixou o legado de que o amor e a fé pode tudo, por isso que conseguiu suportar a perda de muitas pessoas que amava, além de seu marido, seu filho, sua nora, sua filha, seu genro.

A história de Santa Joana Francisca de Chantal é inspiradora, digna de respeito e honra, pois, sua nobreza de espírito, força incomum, e todas as suas provações nos remetem a rever os conceitos sobre a vida.

Por isso no dia 12 de Agosto, Santa Joana Francisca de Chantal deve ser homenageada com as mais lindas honrarias e reverências. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!