Calendário 2021



Dia de Santa Irene próximos anos




3
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Irene
3
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Irene
3
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santa Irene
3
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santa Irene
3
Abril de 2023 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Irene

O Dia de Santa Irene é comemorado no dia 3 de abril em homenagem à mulher que dedicou sua vida para a fé em cristo.

As informações sobre Santa Irene são escassas. O ano de seu nascimento, sua infância e as informações sobre a sua família não são facilmente encontradas. Ao que parece, sua história só começa a partir do momento em que ela já era cristã.

O que se sabe é que Irene viveu no final do século III, na Itália. Irene comumente andava junto de suas duas irmãs: Quiônia e Ágape. As três jovens mulheres ficaram órfãs muito cedo, e depois desse período de turbulência, elas decidiram não se casar e preferiram uma vida dedicada ao evangelho de Cristo.

No período em que viviam, a fé cristã era um ato criminoso. Todas as pessoas que seguiam os ensinamentos de Cristo eram punidas com o mais alto nível de escárnio. Torturas e a condenações à morte também faziam parte da punição, a qual a única saída era a renúncia da própria fé no Salvador.

Irene e suas irmãs sofreram duras perseguições do imperador Diocleciano. A principal razão pela condenação das jovens foi a guarda dos livros que continham o Evangelho. Ao saber que as irmãs tinham as escrituras em suas casas, foram ordenadas que todas elas fossem presas e que todos os livros fossem queimados

Todas as três irmãs seguiam os ensinamentos de Cristo com muito fervor, e essa fé também foi um dos motivos que enfureceu o imperador. Durante anos, elas procuraram fugir das perseguições, até que foram interceptadas e condenadas ao sofrimento.

Em um primeiro momento, elas foram levadas ao governador da Macedônia. Em seguida foram interrogadas até que confessassem a sua fé. As irmãs de Irene foram condenadas à morte imediatamente. Elas sofreram o martírio, sendo queimadas viva. Já o destino de Irene foi diferente: ela havia que passar por um período de humilhação.

Irene foi levada para um bordel, despida e contra a sua vontade. Mas com medo, nenhum homem ousou abusá-la. Sabendo que essa punição não surtiu nenhum efeito, ela foi levada diretamente para o imperador, que a condenou ao mesmo destino de suas irmãs. Ela foi queimada viva junto dos livros que continham todos os ensinamentos do Evangelho.

Com um tremendo ato de coragem e com um amor ardente pela fé, todas as irmãs conseguiram enfrentar todo o tipo de sofrimento. De acordo com a tradição católica, as jovens enfrentaram feras, ferimentos, torturas e todo o tipo de pressão psicológica.

Pelo curto período em que ficaram presas, Irene e suas irmãs se dedicaram a orar e ajudar os presos cristãos que também estariam prontos para passar pelo mesmo sofrimento de martírio.

Informações sobre a canonização de Irene e de suas irmãs não são encontradas. Todavia, as três irmãs se tornaram um ícone do que significa ter fé em Cristo. Assim como muitos mártires, elas não se abalaram por nenhum tipo de sofrimento terreno e procuraram acima de tudo o perdão pelos seus pecados e a vida eterna.




Outras Datas Comemorativas

13
Abril - Dia dos Jovens
18
Abril - Dia do Espírita
10
Novembro - Dia do Trigo
3
Julho - Dia de São Tomé
8
Setembro - Dia de Santo Adriano
21
Junho - Dia do Imigrante

Política Privacidade

CalendárioBr 2020 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!